Semana da Vida Consagrada quer promover dimensão da entrega a Deus no meio da sociedade

Diocese de Angra promove eventos envolvendo os 15 institutos de vida consagrada

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) espera que a edição deste ano da Semana da Vida Consagrada, que hoje se inicia, “valorize e promova” esta “dimensão” da entrega a Deus no meio da sociedade.

No documento que enquadra esta iniciativa, e citado pela Agência Ecclesia, a organização faz votos para que esta semana seja “fecunda” e contribua para “o conhecimento e a abertura das comunidades cristãs à Vida Consagrada, uma missão “essencial” para a Igreja Católica.

“Pretende-se ainda dar graças a Deus pelo dom da Vida Consagrada, pela sua presença na Igreja e no mundo, sobretudo em muitos lugares de fronteira”, acrescenta a CIRP.

Até dia 2 de Fevereiro, a Semana da Vida Consagrada vai procurar congregar “dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, e todos os espaços eclesiais”.

No que toca ao programa de iniciativas, já está em marcha em Fátima a 32.ª semana de estudos sobre a Vida Consagrada, que tem como tema “Consagrados ao Serviço da Vida”.

Foram também preparados diferentes materiais, com destaque para catequeses para crianças e jovens, que desafiam a refletir sobre o significado de uma “vida nas mãos de Deus”.

Nos Açores, a semana da Vida Consagrada é assinalada com várias eucaristias em diferentes ilhas. A principal que pretende reunir um maior número de consagrados será celebrada na ilha Terceira, na Sé, no dia 5 de fevereiro e será presidida pelo Bispo de Angra.

No dia 1 haverá uma Vigília também na Sé para celebrar a vida consagrada.

Frei António Vinha Lopes, o novo responsável pela CIRP nos Açores, lembra que esta semana é uma oportunidade para “abrir a vivência da vida consagrada aos demais e mostrar como é que ela se dá no concreto, no dia a dia das pessoas”.

Em declarações ao programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo ao meio dia na Antena 1 Açores e no Rádio Clube de Angra, o sacerdote franciscano sublinha que esta diocese não é fácil e a geografia “torna tudo mais difícil”.

Residem nos Açores religiosas e religiosos de 15 congregações, três masculinas-  Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), Ordem dos Frades Menores Franciscanos e Irmãos de São João de Deus- e 12 femininas- Clarissas, Congregação do Bom Pastor, Franciscanas Hospitaleiras, Irmãs da Divina Providência e Sagrada família, irmãs Doroteias, Irmãs Hospitaleiras do sagrado Coração de Jesus, Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face, Irmãs de São José de Cluny, Irmãs Servas da Sagrada Família, Irmãs Vitorianas, Missionárias Reparadoras e religiosas de Maria Imaculada, num total de 21 comunidades.

A única  congregação que tem província nos Açores é a das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que tem casas em 5 das nove ilhas açorianas, e perto de uma centena de religiosas que se dedicam ao ensino, cuidados de menores, cuidados de idosos e oração. Este ano pastoral houve igualmente um reforço da presença dos Frades Menores Franciscano, existindo atualmente 3 frades na ilha Terceira e um em São Miguel.

A Semana do Consagrado é um evento instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa, e organizada pela CIRP em parceria com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e a Federação Nacional dos Institutos Seculares.

Para quinta-feira, dia 2 de Fevereiro, está reservado o ponto alto desta semana, com a celebração do 21.º Dia Mundial do Consagrado.

Uma ocasião que o Papa Francisco também vai assinalar em Roma, com uma celebração eucarística a partir das 17h30 (menos uma hora em Lisboa) na Basílica de São Pedro.

Esta festa foi instituída simbolicamente a 2 de fevereiro por João Paulo II, em 1997 – é que no mesmo dia, o calendário católico assinala a Festa da Apresentação do Senhor.

 

Scroll to Top