Semana da Vida vai refletir sobre o futuro do ser humano

Iniciativa decorre de 11 a 17 de maio sob o tema “Gerar Vida, Construir Futuro”.

O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Familiar promove entre 11 e 17 de maio a Semana da Vida sob o tema ‘Gerar Vida – Construir Futuro’ que pretende desafiar cada um a melhorar a sua vida e a dos outros.

 

 

“A Semana da Vida é uma oportunidade e um desafio para cada pessoa, grupo ou família, pensar em melhorar a qualidade de vida, sua e dos outros, nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário, inspirando-se nos autênticos valores humanos e cristãos”, refere a nota de apresentação do guião da iniciativa a que o Portal da Diocese teve acesso.

 

O Serviço Diocesano vai enviar as orientações para todas as ouvidorias, embora para São Miguel já estejam delineadas várias ações.

 

Os dois primeiros dias serão de oração na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Ponta Delgada, acompanhando as tradicionais celebrações nesta Igreja e, no dia 15 de maio, realiza-se uma conferência no auditório do Hotel VIP, também em Ponta Delgada, para assinalar a vida nas suas diferentes vertentes.

 

“Do nascimento à morte, passando pelo trabalho, pelas dificuldades do mundo atual e pela pobreza que afeta uma grande parte das nossas famílias, procuraremos contextualizar os  problemas e as respostas que todos devemos dar”, disse ao Portal da Diocese o responsável pela pastoral familiar, Pe José Constância.

 

No dia 16, em colaboração com o Serviço Diocesano da Pastoral da Saúde, e o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, terá lugar no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo, também em Ponta Delgada, um encontro para “celebrar, recordar e lutar pela vida com testemunhos de pessoas que afetadas pela doença, procuram vencer as adversidades”, conclui o sacerdote. Ainda neste dia e, de manhã, a missa das 9h00 no Santuário do Senhor Santo Cristo, será de ação de graças pela vida.

 

Durante as reflexões integradas na semana da vida haverá ainda tempo para discutir uma questão candente da sociedade portuguesa e que é a natalidade.

 

De resto, na documentação preparatória desta semana, o Departamento Nacional da Pastoral Familiar lamenta que a maioria das sociedades europeias esteja a “descurar o valor sagrado e inviolável da vida humana” por estarem “embriagadas” numa cultura do descartável e do facilitismo, “sob a capa de modernismo”.

 

Razões pelas quais em Portugal o “problema demográfico comece agora a ter contornos preocupantes” dado que por um lado “subiu a esperança de vida, mas muitos idosos são abandonados e vivem numa solidão desumana e indigna de toda a pessoa” e por outro “a baixa natalidade, tendência de décadas, está agora a ser agravada pela crescente emigração, principalmente de jovens em idade de procriação”.

 

“Sem jovens e sem casais jovens não temos crianças. E sem crianças não temos futuro!”, alerta a organização da Semana da Vida.

 

Um cenário que para ser invertido precisa urgentemente de “uma política de proteção às famílias e à vida, capaz de criar condições concretas para que os casais tenham mais filhos e possam cuidar mais uns dos outros”.

 

“É indispensável um diálogo mais próximo entre gerações, numa cultura de encontro e partilha, para valorizar a vida em todas as suas fases: desde a conceção ao nascimento, passando pela educação e pelo apoio recíproco permanente em cada dia”, refere a nota de apresentação da Semana da Vida.

 

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar lembra que “o aborto provocado, o abandono e a eutanásia não são aceitáveis, pois a vida não pode ser eliminada, mas deve ser protegida com atenção e carinho”, sendo para tal necessário que a “ciência e a técnica estejam sempre orientadas para o Homem e para o seu desenvolvimento integral”.

 

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar, da Comissão Episcopal do Laicado e Família, elaborou algumas sugestões para cada dia a fim de todos os interessados criarem “os seus próprios meios, para conseguirem momentos, pessoais e comuns, de interioridade e partilha”.

Scroll to Top