Igreja atenta às «periferias existenciais»

A Igreja Católica promove a partir de hoje a semana nacional da Educação Moral Religiosa Católica (EMRC), pedindo que a comunidade se faça “presente” nos “mais abandonados e excluídos na escola”.

“É um convite a fazer-se próximo das periferias existenciais que persistem nas escolas portuguesas em alunos, professores e pais procurando levantar o olhar e estar atento ao serviço necessário para mostrar ‘A Alegria de estar ConTigo’”, explica o sítio Educris, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Neste sentido, o tema quer sensibilizar todos os intervenientes na comunidade escolar para a “importância do estar junto e fazer-se presente” sobretudo para os mais abandonados e excluídos na escola.

A Semana Nacional de EMRC, que decorre até sexta-feira, também vai ter visibilidade nas redes sociais com o hashtag #snEMRC2015.

Para uma “melhor vivência” desta semana foi criado um conjunto de recursos desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade que podem ser consultados no Educris.

Com este evento pretende-se também “dar visibilidade” ao trabalho realizado com os “muitos milhares de alunos” que escolheram a disciplina de EMRC nos diversos anos de escolaridade.

CR/Ecclesia