Iniciativa é dinamizada no âmbito da disciplina de Arte e Património, pelos alunos do 6º ano

“Capela de Nossa Senhora da Natividade” é o título da exposição de Arte Sacra que o Seminário de Angra disponibiliza em vídeo, nas plataformas virtuais, sobre a chamada “Capela do Seminário”, para assinalar o Dia dos Bens Culturais da Igreja, que se celebra no próximo domingo, 18 de outubro.

No seguimento da exposição “Deus está aqui”, realizada no ano passado, este ano, seguindo as indicações da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa, sobre as orientações de distanciamento e proibição de aglomerados, em virtude da situação pandémica atual, “está a ser realizado um vídeo explicativo, em visita guiada, para dar a conhecer a Capela do Seminário”, refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

O vídeo pretende dar a conhecer a “história, a contextualização e os elementos artísticos que marcam este templo que é a aula magna da espiritualidade desta casa de formação” refere ainda a nota enviada.

Serão mostrados o Retábulo, as imagens de Nossa Senhora da Natividade e de São Francisco de Assis, o crucifixo, a tela de Santa Catarina de Alexandria e também o órgão de tubos.

“Estamos a falar de arte sacra, maioritariamente do século XVIII”, sublinha João Silva um dos seminaristas do 6º ano que está a organizar a exposição, juntamente com Jorge Sousa e António Santos.

“Melhor seria se as pessoas pudessem ver mas a pandemia não o permite” refere, por seu lado, Jorge Sousa que reconhece que este formato em vídeo também permitirá chegar mais longe, nomeadamente a outras pessoas que não estando em Angra poderão “visitar” esta capela.

O vídeo será partilhado na página do Seminário http://seminariodeangra.pt/ e também aqui, no Sítio Igreja Açores https://www.igrejaacores.pt/