Instituição vive a efeméride com entusiasmo no ano em que foi responsável pela criação dos subsídios nacionais para a Semana dos Seminários

O Seminário Episcopal de Angra celebra esta quinta feira 155 anos e vive o momento com uma Eucaristia de Acção de Graças, num ano particularmente ativo em que foi responsável pela conceção e produção dos subsídios que animarão a Semana Nacional dos Seminários, que se realiza de 12 a 19 de novembro.

A casa que conta atualmente com 20 alunos, um dos quais finalista, cuja ordenação diaconal com vista ao sacerdócio está prevista para o dia 8 de dezembro, em Angra do Heroísmo, continua a ser o “coração da diocese” como tem referido o bispo de Angra, D. João lavrador.

“Faço o apelo a todos os diocesanos para que manifestem o interesse pelo Seminário Maior, apreciem e valorizem o esforço educativo que aí se está a realizar, se empenhem na dinamização vocacional que passará pelas famílias e pelas comunidades cristãs, rendam graças a Deus que na Sua misericórdia nos oferece a alegria de um Seminário dinâmico cuja comunidade se manifesta alegre e feliz e contribuam generosamente para as grandes despesas que acarreta a sua vida”, refere o prelado na mensagem dirigida a todos os diocesanos por ocasião da Semana dos Seminários.

Fundado em 1862, por aqui passaram praticamente todos os sacerdotes açorianos que servem hoje na diocese. Nas últimas duas décadas foram ordenados a partir desta casa mais de 50 sacerdotes.

Por aqui passou muito do pulsar da vida intelectual açoriana. Na ausência de uma universidade, o Seminário foi a instituição mais pujante ao longo da história do século XX. Aqui se forjou , por exemplo, o Instituto Açoriano de Cultura , de onde partiram as Semanas de Estudo, que na década de 60, pensaram os Açores de hoje.

Aliás, um papel reconhecido por todos. Por ocasião dos seus 150 anos, a instituição foi distinguida com a atribuição da Comenda da Ordem de Mérito pelo Presidente da República e com a Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada, para além do Diploma de Mérito da Câmara de Angra do Heroísmo.

A data é assinalada esta quinta feira com uma Eucaristia de Ação de Graças. Hoje os alunos encontram-se em retiro.