Iniciativa decorre em Bupdapeste entre 13 e 20 de setembro do próximo ano

De 13 a 20 de setembro de 2020, vai decorrer em Budapeste (Hungria) o 52º. Congresso Eucarístico Internacional, sob o tema: “Todas as minhas fontes estão em Ti. A Eucaristia: Fonte da nossa vida e da nossa missão cristã”.

Numa carta enviada a toda a diocese, o diretor do Serviço de Liturgia e delegado diocesano ao Congresso Eucarístico, Pe. Marco Luciano Carvalho, acaba de informar que se encontram abertas as inscrições para este encontro que pretende, uma vez mais, valoriazar a Eucaristia na vida cristã.

“A Eucaristia é apresentada no Concílio Vaticano II como “o cume e fonte da vida eclesial” (SC10). São João XXIII gostava de aplicar à Liturgia a imagem da fonte: “ela é como que a fonte da aldeia, na qual todas as gerações vêm beber a água sempre viva e fresca”. É também o ponto culminante, porque toda a actividade da Igreja tende para a comunhão de vida com Cristo, sendo na Liturgia que a Igreja manifesta e comunica aos fiéis a obra da salvação, realizada por Cristo de uma vez para sempre” sublinha o Pe. Marco Luciano Carvalho na carta enviada a toda a diocese onde lembra o processo de inscrição, que tem de ser feito ao nível diocesano e partilha um conjunto de subsídios que ajudem a diocese a viver a preparação deste momento da Igreja.

“O Papa Francisco convidou toda a Igreja para “uma cultura eucarística, onde se evidenciem as atitudes da comunhão, do serviço, da misericórdia, capaz de inspirar os homens e as mulheres de boa vontade nos domínios da caridade, da solidariedade, da paz, da família, do cuidado da criação” recorda o sacerdote rementendo para os conteúdos disponibilizados.

O texto preparatório para todas as dioceses católicas do mundo intitula-se “Todas as minhas fontes estão em Ti – A Eucaristia: Fonte da nossa vida e da nossa missão cristã”. O texto tem oito capítulos, com uma introdução geral: 1 – “Em Ti está a fonte da Vida”; 2 – “A Eucaristia, fonte da vida cristã”; 3 – “A Eucaristia no Concílio Vaticano II”; 4 – “A celebração da Eucaristia, fonte e cume da vida eclesial”; 5 – “A Eucaristia, fonte da transformação das coisas criadas”; 6 – “A Eucaristia, fonte da santidade”; 7 – “A Eucaristia, fonte da missão e do serviço” e 8 – “Ave verum corpus natum de Maria Virgine”.

As inscrições dos interessados em participar, da diocese de Angra, devem ser enviadas para o email Luciano.marco1977@gmail.com  e os pedidos de esclarecimento feitos através do telefone +351969618980.

Mais informações em:  http://www.liturgia.pt/congressoeucaristico/

budapeste2020_CEI

FICHA DE INSCRIÇÃO_CONGRESSO EUCARISTICO BUD_13 A 20.09.2020