Iniciativa decorre de 20 a 30 de julho e envolve 30 peregrinos de São Miguel, Terceira e Faial

Trinta peregrinos açorianos vão participar numa peregrinação organizada pelo Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana, entre 20 e 30 de julho, a Santuários Marianos Europeus.

De acordo com uma nota enviada ao Igreja Açores o grupo integra 19 peregrinos da ilha terceira, 6 de São Miguel e 5 do Faial.

A peregrinação tem início em Fátima, onde ficarão a primeira noite. Depois rumará à Basílica do Bom Jesus de Braga, agora declarada Património Mundial da Unesco;  segue para Santiago de Compostela para pernoitar a segunda noite e participar na missa comunitária do peregrino, na Catedral, depois da visita guiada à cidade.

O terceiro dia é passado em Covadonga, perto dos Picos da Europa, onde recomeçou a reconquista cristã, no século VIII.

O quarto e quinto dia são passados em Lourdes (França), onde participarão na Eucaristia e Procissão das Velas.

A peregrinação parará também no Mosteiro de Montserrate, onde se encontra a Virgem Negra, Padroeira da Catalunha para a celebração da Eucaristia.

O sexto e sétimo dias são passados em Barcelona para a visita à Basílica da Sagrada Família, obra prima de António Gaudi, a Catedral, entre outros.

No oitavo dia os peregrinos rumarão a Zaragoza, para a visitar a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e celebrar a Eucaristia na Capela de Santo António, no mesmo templo.

O nono e o décimo dias são passados em Madrid para visitar Nossa Senhora da Almudena, na sua Catedral, o Palácio da Zarzuela, o Prado, e São Lourenço do Escorial, onde participarão na missa da comunidade.

Finalmente seguimos para Lisboa via Ávila, cidade medieval, associada a Santa Teresa.

Todo o circuito é feito de autocarro.

Os peregrinos serão acompanhados espiritualmente durante o percurso pelo diretor do Serviço Diocesano da Pastoral da Mobilidade Humana, Cónego Jacinto Bento, mas localmente terão guias próprios para os circuitos nos santuários e nas cidades.