Jovens celebram sacramento da Confirmação esta semana

29 Crismandos das comunidades de Jesus, Maria e José do curato da Várzea e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Mosteiros, estiveram em retiro de preparação para a celebração do Sacramento da Confirmação nas novas instalações do Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Dirigido pelo pároco, Pe Marco Sérgio Tavares e apoiado por uma equipa de 13 catequistas das comunidades, o retiro decorreu entre sexta feira e domingo, tendo sido encerrado com uma Eucaristia, no domingo à tarde, com a presença das famílias dos crismandos.

A cerimónia da Confirmação será celebrada na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, presidida pelo  Ouvidor de Ponta Delgada, Cónego José Medeiros Constância, por delegação do Bispo de Angra.  De destacar que toda a zona oeste da Ouvidoria terá a celebração da Confirmação nesta Semana. As Sete Cidades e Ginetes na quinta-feira, 9 de julho e Candelária e Feteiras no sábado, 11 de julho.

“Proporcionando um momento formativo mais intenso, o retiro consistiu essencialmente em momentos celebrativos e de oração, atividades e experiências de grupo e de uma vigília eucarística” sublinha a nota.

Os jovens tiveram também a “oportunidade de levar a alegria do Evangelho a alguns lugares específicos da cidade como forma de corresponderem ao apelo de transformarem a Igreja numa casa de porta abertas e em saída missionária ao jeito do Papa Francisco”, adianta ainda a nota.

Dos testemunhos obtidos “os jovens manifestaram a vontade de um encontro posterior de forma a dar continuidade à semente lançada no retiro no terminus do itinerário catequético de 10 anos”, conclui a nota lembrando que do evento envolver  “alguma logística e comparticipação financeira por parte dos pais e das paróquias, é de apostar neste tipo de evangelização que quebra os esquemas rotineiros e já com pouco efeito de preparação para os crismas que, infelizmente, para muitos, se traduz no abandono da vida comunitária e de uma participação ativa na Igreja”.