UM HOMEM DE PAZ, DE FORÇA E DE ALEGRIA*

O ex-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo destaca a bondade do papa João Paulo II e o facto da nova capela da praça de toiros da ilha Terceira passar a ser-lhe dedicada.

Um dos momentos mais marcantes da minha vida de autarca, no município de Angra do Heroísmo, passou-se com a visita de Sua Santidade o Papa João Paulo II à Ilha Terceira.

João Paulo II era um homem extraordinário, que impressionava pela sua bondade, humildade e simpatia. Tive o privilégio e o gosto de, nesta visita, estar próximo e cumprimentar Sua Santidade por duas vezes. A primeira no aeroporto das Lajes, na sua chegada, e depois na missa que celebrou junto da Praça de Touros da Ilha Terceira.

Em ambos os casos, sempre recordo o misto de sentimentos que a sua presença e proximidade eram capazes de transmitir. O Santo Padre, com um olhar de uma bondade inesquecível, transmitia paz e tranquilidade mas, em simultâneo, segurança, força e alegria.

Naquele dia 11 de Maio de 1991 era visível no rosto dos terceirenses a satisfação e o entusiasmo com que recebiam e seguiam o Santo Padre pelas ruas onde passou, e na eucaristia que celebrou em Angra do Heroísmo.

Todas as entidades públicas, muitas privadas e sociais e inúmeros crentes, se mobilizaram e disponibilizaram para que esta visita pastoral se revestisse do júbilo e grandiosidade, o que acabou por se conseguir.

Foi um momento marcante na história dos Açores e inolvidável para quem teve a felicidade de o viver.

Para a celebração da missa, que então ocorreu junto à Praça de Touros da Ilha Terceira, Sua Santidade paramentou-se na Capela da Praça, onde os toureiros praticam o seu culto nos momentos que antecedem as corridas.

É esta mesma Capela, depois de restaurada por decisão da administração da praça, a que me honro de pertencer, e com o especial empenho e dedicação do colega de administração José Quartilho, que será benzida e inaugurada no próximo domingo dia 27 de Abril. Terá como patrono João Paulo II, no dia da sua Canonização, e assim prestamos uma singela mas sentida e reconhecida homenagem à inesquecível passagem de Sua Santidade o Papa João Paulo II, pela Terceira e pelos Açores.

*O título é da responsabilidade do Portal da Diocese

Scroll to Top