Universidade Católica procura chegar a novos públicos com formações à distância

Introduções ao pensamento social e à doutrina cristã são apostas online.

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa quer que os cursos à distância reforcem a sua “missão de fornecer itinerários de reflexão”, como refere o coordenador do Gabinete de Apoio à Formação Avançada.

 

“A Faculdade de Teologia cobre uma área de reflexão humana fundamental que é trabalhar a transcendência, a dimensão fundamental religiosa do ser humano e portanto cabe-lhe essa missão de fornecer itinerários de reflexão, de estudo, de formação”, adianta o professor Juan Ambrosio.

 

Nesse sentido, para além do “objetivo principal”, que é a formação de cursos que conferem grau académico em Teologia, “não pode descurar o contributo não só à comunidade crente, à Igreja em Portugal, mas a todo um público em geral com estas propostas”, desenvolve o responsável, à Agência ECCELSIA.

 

A Faculdade de Teologia apresenta dois cursos em regime de e-learning: o de Pensamento Social Cristão e a Síntese Catequética Avançada, na sua 11ª edição.

 

“É um curso que tem tido muito sucesso, é verdadeiramente uma introdução à doutrina cristã” e já “foi frequentado por mais de 1000 alunos”, contabiliza Juan Ambrosio.

 

“Ao longo de um ano, o curso Síntese Catequética Avançada percorre as grandes temáticas da reflexão cristã. O itinerário base é do catecismo da Igreja Católica mas depois existem muitos outros textos”, informa o coordenador pedagógico.

 

A outra proposta de formação à distância, o curso “Pensamento Social Cristão, memória e projeto” que se realiza pelo segundo ano, e é um itinerário centrado na Doutrina Social da Igreja que “não tem só uma componente doutrinal”, adianta o professor da Faculdade de Teologia.

 

O curso“inclui a parte doutrinal, mas é uma extensão muito mais ampla que percorre o itinerário com os antecedentes, enquadra biblicamente e cristologicamente todo este pensamento e vai às grandes temáticas e aos grandes documentos para dar uma visão geral da importância”, acrescentou o teólogo.

 

Para Juan Ambrósio, perceber o Pensamento Social Cristão é “verdadeiramente fundamental” e este curso uma “chave de leitura para ler a realidade” onde cada um pode “comprometer a construção” dessa mesma realidade.

 

Os cursos, que começam em outubro de 2014 e terminam em junho de 2015, têm “dois itinerários”, um sem avaliação e outro para os alunos que optam por ser avaliados e “prestam provas que terminam com um exame final presencial”.

 

O coordenador destaca que o apoio “de tutoria é exatamente o mesmo” nos dois casos de frequência e assenta numa “dimensão fundamental de constante diálogo”.

 

Os cursos são creditados pela medida ECTS, sistema europeu de acumulação e transferência de créditos.

 

Para frequentar estas propostas de formação, é pedido aos candidatos que tenham “pelo menos o 12º ano”, mas se alguém apresentar um currículo que demonstre que “está empenhado, que reflete sobre estas áreas e trabalha nestas áreas, por despacho da direção da faculdade poderá ser aceite”, acrescenta o responsável.

 

Para além dos cursos presenciais de e-learning, a Faculdade de Teologia também tem cursos em b-learning, como a Licenciatura em Ciências Religiosas, com “uma componente presencial” e uma forte componente em plataforma que “permite que os alunos desloquem-se à faculdade apenas duas vezes por semana”, explica o professor

Scroll to Top