A iniciativa que se realiza há 31 anos decorre entre 25 e 28 de agosto em Fall River

O bispo de Angra, D. João Lavrador, preside este ano às Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que decorrem na Igreja de Sant´Ana, em Fall River, de 25 a 28 de agosto.

Trata-se do maior evento de religiosidade popular da comunidade açoriana da costa leste dos Estados Unidos da América, onde reside um significativo número de açorianos, sobretudo oriundos da ilha de São Miguel.

A festa, que tem os seus dias grandes no sábado, com o desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade de Fall River e termina no bodo de leite no Kennedy Park, entre a Igreja de Sant´Ana e o Museu do Divino Espírito Santo, e no domingo, com a missa e a procissão, remonta a 1986 e teve como principal impulsionador Heitor de Sousa, quadro do então banco Comercial dos Açores, que faleceu no ano passado.

A festa envolve, para além da comunidade açoriana radicada nos Estados Unidos uma fatia importante de outros açorianos residentes no Canadá e que por esta altura visitam a cidade irmã de Ponta Delgada. Também se incorporam nos festejos os representantes políticos de Fall River nomeadamente os congressistas e senadores estaduais bem como a autarquia de Fall River.

É a primeira vez que o bispo de Angra se desloca a esta importante comunidade emigrante. D. João lavrador esteve recentemente nos Estados Unidos, nomeadamente em East Providence onde presidiu às Festas de São Francisco Xavier. No ano passado deslocou-se à Califórnia.