Bispo de Aveiro exorta açorianos a serem verdadeiros discípulos de Deus dando a vida pelos seus irmãos

D. António Moiteiro Ramos presidiu à missa solene do Senhor Bom Jesus do Pico, concelebrada por vários sacerdotes da diocese de angra e das dioceses de Braga, Leiria e Lisboa

A melhor forma de agradecer o amor “incondicional” de Jesus é amar “o nosso irmão dando a vida por ele” disse esta tarde o novo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, que presidiu à concelebração solene das Festas em honra do Senhor Bom Jesus do Pico, que estão a decorrer em São Mateus, concelho da Madalena, na ilha do Pico.

“Deus ama-me, deu a vida por mim e eu devo devolver-lhe esse amor dando a vida pelo meu irmão” disse o recém nomeado prelado da Diocese de Aveiro, sublinhando que o “compromisso de hoje” é que “cada um dos batizados seja um sujeito ativo de evangelização independentemente dos cargos que ocupe”.

D. António Moiteiro Ramos destacou ainda esta festa como um “sinal” desta disponibilidade “no anuncio do amor” e essa disponibilidade passa por “estarmos ao serviço do outro e a ele nos entregarmos”.

Depois deixou um convite a todos os picoenses para que aprofundem a sua fé neste amor.

“Ninguém pode dar o que não tem, ou comunicar o que não vive. Por isso, cada um é convidado a estabelecer um diálogo intimo com Jesus” e, depois “a partilhá-lo com os outros”.

A missa solene desta tarde de quarta-feira, seguida da procissão pelas principais ruas de São Mateus, constituiu o momento alto da segunda maior festa religiosa dos Açores, que é uma das cinco festas religiosas de verão da ilha do Pico.

“O Bom Jesus é o Centro da Alegria do Evangelho”, tema escolhido para o novenário preparatório, pregado pelo Ouvidor da ilha Terceira, Pe António Henrique Pereira, deu mote a todas as pregações.

A Missa de hoje foi concelebrada por vários sacerdotes das dioceses de Angra, Leiria, Braga e Lisboa, entre os quais se destacam o Vigário Geral da Diocese de Angra, Pe Hélder Fonseca Mendes, Monsenhor Júlio da Rosa, um dos decanos da diocese de Angra, que este ano celebrou 65 anos de sacerdócio bem como o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, Pe Marco Martinho.

O Coro da Capela da Sé de Angra, dirigido pelo seu regente Pe. Duarte da Rosa, que se deslocou em peregrinação à ilha Montanha para participar nestas festas, cantou a missa solene.

Acompanhado pelo organista catedralício, Nelson Pereira, e por um quarteto de metais e tímpanos composto por músicos locais, da Banda das Sete Cidades, o Coro interpretou, cânticos próprios da solenidade da Transfiguração do Senhor .

As Festas encerram amanhã pelas 19h30, com a Eucaristia e Te Deum de Acção de Graças, com a Transladação da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para a Sua Capela.

 

Scroll to Top