Jornada começou na Terceira este fim de semana, e prolonga-se agora em São Miguel

A Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição organiza, dia 10 de outubro, uma caminhada de sensibilização pela Saúde mental, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel (Açores).

A iniciativa, com início às 13h30, no Campo de São Francisco é promovida em conjunto com a Casa de Saúde de São Miguel e pretende assinalar o Dia Mundial de Saúde Mental, realça uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

A caminhada vai percorrer a Avenida Marginal de Ponta Delgada e as Portas da Cidade – Praça Gonçalo Velho Cabral, em direção ao espaço circundante à Igreja matriz de São Sebastião, onde estará patente “uma exposição de trabalhos realizados pelas utentes das várias instituições”.

No lado norte da Igreja matriz de São Sebastião realiza-se uma aula de Zumba Fitness, aberta a todos os participantes.

Para dar a conhecer o trabalho realizado e a realidade das pessoas assistidas, a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição promove ainda, no dia 11 de outubro, a “Casa Aberta à Comunidade”, que inclui uma visita guiada aos espaços das atividades ocupacionais e uma apresentação da Instituição.

Esta iniciativa segue-se a uma jornada de “festa” desenvolvida este fim de semana na ilha Terceira pela Congregação. A Casa de Saúde do Espírito Santo das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e a Casa de Saúde São Rafael do Instituto S. João de Deus, no âmbito das comemorações, respetivamente de 50 e 90 anos de presença na ilha Terceira, irealizaram um Simpósio Científico de Saúde Mental, intitulado “Juntos pela Saúde Mental,” que decorreu sexta e sábado.

A iniciativa desenvolveu-se entre conferências e mesas redondas sobre a problemática da saúde mental, da reabilitação e integração social dos doentes mentais, do envelhecimento, dependências,  entre outros.

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus , fundada em maio de 1881 em Espanha, chegou aos Açores há 50 anos, primeiro em São Miguel e depois na ilha Terceira, onde possui duas casas.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.

Também os Irmãos do Instituto de São João De Deus estão nos Açores há quase um século. Este ano completam 90 anos de permanência nos Açores também com duas Casas: a Casa de Saúde de São Miguel e a Casa de São Rafael, em Angra do Heroísmo, a primeira fundada em agosto de 1928 e a segunda em 1927.