Iniciativa do Serviço Diocesano destina-se a todas as paróquias

O Serviço da Catequese, Evangelização e Missão, da Diocese de Angra, quer colocar as famílias a rezar em conjunto e por isso acaba de enviar a todas as paróquias um subsídio no qual propõe um conjunto de orações para a quadra que se avizinha.

As sugestões começam no primeiro domingo do Avento e prolongam-se até à festa da Epifania do Senhor, no dia 7 de janeiro.

“Ao longo dos últimos tempos, chegaram, ao Serviço Diocesano, várias sugestões de alguns párocos, pedindo que elaborássemos uma “Campanha de Advento” refere numa nota o diretor do Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missão, o que levou à produção de um conjunto de orações propostas a todas as famílias cristãs no sentido de se encontrarem e de rezarem em conjunto, a partir de um conceito da família como igreja doméstica.

“Com esta Campanha , pretendemos facilitar esse encontro, sobretudo através da oração em família. Complementarmente, sugerimos uma iniciativa simples para fomentar a relação da catequese com a comunidade cristã”.

A iniciativa consiste, basicamente, em colocar os membros da família a rezar.

“Para alguns, esta iniciativa pode parecer simples, quase rudimentar, mas, para grande parte das nossas famílias, irá consistir numa novidade agradável” refere o Pe. Jacob Vasconcelos.

O sacerdote sugere que as famílias encontrem um espaço comum em casa onde se possam encontrar ao domingo, de preferência sentados à mesa, que deverá permanecer o mesmo durante o Advento e o Natal. Essa mesa irá sendo progressivamente decorada e ao domingo todos se reunirão em torno dela para proceder a uma oração em conjunto.

A iniciativa proposta avança com este momento de oração semanal em família a partir do dia 3 de dezembro, primeiro domingo do Advento.