Preocupação da organização católica internacional centra-se na Síria

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou uma campanha de apoio aos cristãos no Médio Oriente que se vai prolongar ao longo de toda a Quaresma 2015, que se iniciou ontem.

“A trágica situação em que se encontram milhões de pessoas no Médio Oriente, em particular na Síria, levou a Fundação AIS, a nível internacional, a lançar uma enorme campanha de ajuda de emergência, nomeadamente para as populações que vivem em condições muito precárias em Alepo, Homs e Damasco”, refere uma nota da organização católica enviada à Agência ECCLESIA.

A AIS sublinha que, após quatro anos de guerra civil, na Síria “falta quase tudo” e que as populações que não fugiram “estão particularmente fragilizadas”.

Nesse sentido, são estas pessoas o objetivo prioritário da campanha, que visa a aquisição de “alimentos, combustível, geradores, roupas quentes, medicamentos e bens de primeira necessidade”.

“A Fundação AIS apoia comunidades religiosas que se encontram no terreno e que trabalham diretamente com as populações mais carenciadas: serão eles os coordenadores na distribuição desta ajuda”, precisa a instituição.

Catarina Martins, diretora da AIS em Portugal, espera que todos possam ser “generosos no auxílio” a estas populações em sofrimento”.

“Num tempo tão adverso para os cristãos no Médio Oriente, é fundamental a nossa ajuda. Eles não estão abandonados à sua sorte. Não podemos ficar indiferentes ao que lhes está a acontecer”, alerta.

As dioceses de Portalegre-Castelo Branco e Évora decidiram destinar a esta campanha a tradicional renúncia quaresmal – prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo.

A Quaresma, que se inicia hoje com a celebração de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CR/Ecclesia