Contacto com as comunidades na diáspora é a prioridade do Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana

Pe Jacinto Bento de olhos postos nas comunidades açorianas nos EUA

O bispo de Angra acaba de nomear a equipa do Serviço Diocesano da Pastoral da Mobilidade Humana que tem por prioridade o contacto com as comunidades açorianas na diáspora e a dinamização de peregrinações.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral da Mobilidade Humana, padre Jacinto Bento, disse que o Secretariado tem ido pelo menos uma vez no ano visitar  as comunidades nos Estados Unidos da América (EUA) e no Canadá onde encontra-se “a maior parte da emigração açoriana”, para além de participar “em todos os encontros nacionais” do setor da Mobilidade Humana.

O sacerdote explica que normalmente são convidados a participar nas celebrações das comunidades na diáspora para “pregar” nas festas do Espírito Santo, do Santo Cristo e de Nossa Senhora, “nas mais diferentes evocações”.

Por exemplo, no final de setembro, início de outubro, o padre Jacinto Bento e o bispo de Angra, D. João Lavrador, vão participar na festa de Nossa Senhora de Fátima em Turlock, na Califórnia, EUA, a convite da Igreja local.

Segundo o entrevistado as visitas às comunidades emigrantes são uma oportunidade de formação, dificultada pela longas distâncias e pelos necessários recursos económicos para as deslocações.

O diretor do Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana de Angra refere que agora acompanha mais as comunidades em terra de emigração nos EUA e no Canadá, dinamiza peregrinações a Lurdes, Roma e à Terra Santa e recorda que este setor “tem tido grande importância” para muitas pessoas, nomeadamente no apoio aos migrantes.

“Este serviço teve escolas de adultos com docentes voluntários para o ensino da língua portuguesa com o objetivo de facilitar uma maior integração nas comunidades e ajudar na obtenção de documentos necessários para a sua legalização”, exemplifica o entrevistado.

Atualmente, esse serviço de ensino é assegurado pelo governo com quem o sacerdote destaca que existe “boa relação e bom diálogo”; sendo autónomos há uma “colaboração”.

Recorde-se que o Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana tem sede na Ilha Terceira e é composto por dois delegados nas Ilhas do Faial e São Miguel, os padres Marco Luciano e José da Encarnação Cabral respetivamente, e por seis leigos – Aurélio da Fonseca, Maria Gabriela Fonseca, Ana Maria Simões, Vítor Duarte, Maria Madalena Duarte e Águeda Maria Vitorino.

O padre Jacinto Bento comenta ainda que o serviço diocesano “continua com grande atividade” também na Obra da Pastoral do Turismo através de peregrinações que dinamiza, como a que vai acontecer à Terra Santa entre 15 a 22 de novembro e que vai ser presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

(Com Ecclesia)

 

 

Scroll to Top