Dehonianos elegeram novo superior geral

Alemão Heiner Wilmer foi escolhido no Capítulo Geral que decorre em Roma

Os Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos) elegeram hoje o padre Heiner Wilmer como décimo superior geral da Congregação durante o Capítulo Geral que decorre em Roma e no qual participou o Pe Pedro Coutinho, residente na diocese de Angra onde presta serviço como ouvidor da Lagoa, na ilha de São Miguel.

Instado pelo Sítio Igreja Açores a comentar esta escolha, feita ao primeiro escrutínio com uma esmagadora maioria de votos, o Pe João Bairos, que serve a Diocese de Angra na ouvidoria da Lagoa disse que se trata de um “irmão estimado e muito conhecido dentro da Congregação”.

O sacerdote mariense que conhece o novo Superior Geral desde 1989, “dos tempos de Roma”, destaca a “cordialidade e a jovialidade” do Pe Heiner Wilmer, que sendo alemão “tem um coração latino”, dotado de uma “grande humanidade”.

O padre Heiner Wilmer, de 54 anos, é natural da Alemanha, onde era superior provincial desde 2007, e sucede ao português padre José Ornelas Carvalho, que termina o segundo mandato de seis anos como superior geral da Congregação, informa a página da Cúria Geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ).

O novo superior geral dos SCJ professou na congregação em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1987, trabalhando depois em setores ligados à formação e ação social, nomeadamente um projeto de formação para as mulheres reclusas, em Vechta (Alemanha) e uma experiência de evangelização nos bairros da cidade de Caracas (Venezuela).

Depois de ter estudado filosofia, na Universidade Gregoriana, em Roma, o novo superior geral dos SCJ fez o doutoramento em Teologia Fundamental, na Universidade de Freiburg, com uma investigação sobre o tema “O Misticismo entre a ação e o pensamento. O núcleo do misticismo na filosofia de Maurice Blondel”.

O padre Heiner Wilmer foi eleito décimo superior geral da Congregação pelos 78 dehonianos que participam no XXIII Capítulo Geral, a decorrer em Roma desde o dia 17 de maio e com fim previsto para o dia 6 de junho, informa a página da internet da Cúria Geral dos SCJ.

Refira-se que o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, pertence a esta congregação, que está presente na diocese com cinco sacerdotes, todos eles ligados ao Centro Missionário, em Ponta Delgada, que ao longo da última década tem acolhido a maioria das reuniões, retiros e celebrações dos movimentos eclesiais em São Miguel.

CR/Ecclesia

Scroll to Top