Dia Mundial da Juventude celebrado pela primeira vez na Solenidade do Cristo Rei

Ilhas açorianas em festa juntam jovens pela primeira vez depois da pandemia

No próximo domingo, Solenidade de Cristo Rei, os jovens açorianos vão viver, em comunhão com toda a Igreja, o Dia Mundial da Juventude. É a primeira vez que este dia, conhecido como o Dia Mundial da Juventude, é celebrado nesta data, por decisão do Papa Francisco.

Na mensagem para este dia, feita a partir de um versículo dos Atos dos Apóstolos – “Levanta-te e torna-te testemunho do que viste”, o Papa Francisco desafia os jovens a sair em missão e o Serviço Diocesano da pastoral juvenil da diocese de Angra apela aos jovens para “desconfinarem a fé”, ultrapassando os problemas.

De Santa Maria ao Corvo, diversas iniciativas e celebrações marcarão o dia, proporcionando a todos momentos de reflexão sobre a Palavra de Deus, atividades e jogos, que se traduzirão num convívio entre os jovens.

Na ilha Terceira a celebração começa em São Mateus, na Vigília, a 20 de novembro, a partir das 19h30 e prossegue no domingo, na Fonte Bastardo,  a partir das 10h00 e depois na Missa dominical às 12h15, na Igreja paroquial. Teatro, musica e atividades a envolver também a comunidade, marcarão este dia organizado localmente pelo Grupo de Jovens Caminhantes.

“Este dia está marcado pelo reencontro; é um momento de festa para reanimarmos os jovens e retomarmos amizades”, afirmou ao Igreja Açores o responsável pela pastoral juvenil da ilha, padre Hélder Miranda Alexandre.

As atividades no domingo começam às 10h00, com uma procissão até à igreja, durante a qual os jovens transportarão a Cruz, concebida antes da pandemia e que é o símbolo maior da Jornada Mundial da Juventude. Esta Cruz tem estado a percorrer as várias paróquias da ilha e representa o envolvimento dos vários grupos de jovens na preparação da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que decorrerá entre 1 e 6 de agosto de 2023.

As atividades na Terceira envolverão além dos 18 grupos de jovens, ativos na ilha, a comunidade pastoral da Fonte Bastardo, com a participação prevista de alguns grupos locais como o Grupo de Reis ou a catequese envolvida no projecto Say Yes.

Na ilha do Pico, as celebrações concentram-se na freguesia da Candelária, a partir das 14h30 de domingo.

Além da Eucaristia, celebração transversal a todos os programas nas diferentes ilhas, os jovens picoenses são convidados a participar num Rallye Paper, construído tematicamente a partir da mensagem do papa Francisco para este dia, a interpretação do hino oficial da JMJ de Lisboa e várias representações.

“Estamos a começar, com uma equipa nova e a tentar criar uma dinâmica de juventude, sempre neste sentido de que o grande objectivo é preparar todos os jovens do Pico para uma participação na Jornada Mundial da Juventude”, referiu ao Igreja Açores o padre João da Ponte.

No Faial às 18h00, é celebrada uma Missa Solene na Igreja do Carmo, com o rito de nomeação dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, animada pela Pastoral Juvenil do Faial. Além da Eucaristia e do momento de Adoração, o ponto alto será o hastear de uma bandeira da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, com a assinatura de todos os jovens que participam neste Dia Mundial da Juventude na Horta na Torre da Igreja do Carmo, que é uma das Igrejas JMJ nos Açores.

Embora a ilha tenha  poucos jovens mobilizados na pastoral juvenil, o novo responsável, padre Aurélio Sousa, salienta que “há disponibilidade” dos jovens ” para primeiro perceberem como são estas actividades e depois aderirem”.

“A realidade é dificil mas estamos a notar que muitos querem experimentar as nossas atividades para depois aderirem” refere o sacerdote, encarando com optimismo esta “receptividade”.

“Vamos indo com calma, com as dificuldades próprias deste tempo” salienta, ainda.

Em São Miguel, a Jornada será vivida na freguesia de Santa Cruz da Lagoa, a partir das 15h00, onde diversas actividades serão proporcionadas aos jovens, entre elas um concerto orante. A festa da juventude católica em São Miguel termina com uma eucaristia em Santa Cruz às 18h30.

O Dia Mundial da Juventude é assinalado no Domingo de Cristo Rei, por determinação do Papa Francisco, e a generalidade das dioceses católicas portuguesas preparou programas para este dia, fazendo-o coincidir com os dias diocesanos em cada uma delas.

 

Scroll to Top