Na celebração na Catedral haverá também a instituição de seis alunos no ministério de leitor e acólito

Amanhã, dia1 de novembro, a diocese de Angra volta a fazer festa no Seminário e em toda a comunidade diocesana com a ordenação diaconal com vista ao sacerdócio do seminarista Fábio Carvalho, aluno do sexto ano, e a instituição no ministério de Leitor de seis seminaristas do quinto ano.

A celebração decorrerá na Sé e será presidida pelo bispo de Angra D. João Lavrador.

Fábio Carvalho, o aluno mais velho do Seminário, será ordenado padre no final do ano e diácono no próximo dia 1 de novembro. No ministério de leitor serão instituídos os alunos Nuno Sousa, Pedro Carvalho, Sandro Costa, Aurélio Sousa , João Frias e Igor Oliveira.

Para o reitor do Seminário, Pe. Hélder Miranda Alexandre, trata-se de um momento de grande riqueza para a diocese e, para o Seminário em particular na medida em que todos este ambiente festivo enriquece a comunidade.

“Estes momentos servem de estímulo aos mais novos. Trata-se, de facto, de um incentivo e de um ânimo acrescido sobretudo para aqueles que têm dúvidas. Por vezes ao verem os colegas mais velhos a chegar ao fim deste percurso também eles encontram razões renovadas para fazerem o seu caminho” disse em declarações ao Igreja Açores.

Sobre a ordenação diaconal, mais próxima da ordenação sacerdotal, o reitor lembra as qualidades pessoais e humanas de Fábio Carvalho, natural da Ribeira Grande, em São Miguel, agora com 33 anos de idade.

“O Fábio é aquilo a que se chama de um bom coração” refere.

“Ele fez um percurso muito interessante no Seminário e é de fácil trato, estabelecendo com muita naturalidade e facilidade relações pessoais e de amizade”, acrescenta lembrando que a sua ordenação “será uma mais valia para a diocese”.

“Julgo que ele reúne qualidades pessoais muito importantes para ter muito sucesso a nível pastoral”, conclui.

A celebração na catedral, em Angra, tem lugar no dia 1 de novembro às 18h00, seguindo-se um jantar convívio no Seminário Episcopal de Angra.