Equipas de Nossa Senhora de São Miguel e Santa Maria iniciam novo ano pastoral sob o lema “Matrimónio-sacramento de missão”

Eucaristia que marca o arranque dos encontros periódicos tem lugar esta sexta feira, na Igreja de São José

“Matrimónio-sacramento de missão” é o lema que o Sector Açores Oriental do Movimento Equipas de Nossa Senhora adotou para este ano pastoral que começa hoje com uma Eucaristia, na igreja de São José, em Ponta Delgada, às 18h00.

Numa nota enviada ao Igreja Açores o movimento, cuja atividade regular está igualmente afetada pela pandemia, afirma estar “aberto a receber novos casais que queiram aprofundar a sua fé em equipa, apoiando-se mutuamente na sua vida cristã e de casal.

Atualmente com oito equipas ativas, em São Miguel, que mobilizam cerca de 30 casais e equipistas em situação de viuvez, o Movimento das Equipas de Nossa Senhora mantém a reunião mensal das equipas, duas vigílias- no Advento (a próxima será no dia 7 de dezembro, também na Igreja de São José) e em maio (vigilia mariana), e as restantes actividades como retiros, jornadas de reflexão, entre outros, “vão sendo ajustados em função das orientações emanadas por causa da situação da Covid-19”.

É o caso deste momento de abertura do novo ano pastoral que se vai limitar à celebração da Eucaristia, que é central na vida do Movimento, não se realizando a habitual confraternização e partilha entre as várias equipas.

O Movimento das Equipas de Nossa Senhora que chegou há mais de meio século aos Açores tem oito equipas na maior ilha e 21 na Terceira.

Fundado pelo padre Henri Caffarel, cujo processo de beatificação está a correr em Roma, o projeto das Equipas de Nossa Senhora é um projeto de espiritualidade conjugal para “ajudar os casais a caminhar na santidade”.

Está atualmente presente em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 135 mil membros.

 

Scroll to Top