Grupo de jovens da Sé de Angra homenageou fundador da comunidade Taizé

Oração ocorreu esta quarta feira e integra-se nas celebrações dos 75 anos da fundação desta comunidade ecuménica

A Sé de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, acolheu esta quarta feira cerca de 80 jovens e alguns adultos, provenientes de toda a ilha,  entre eles três religiosas e os párocos da Catedral, para uma hora de oração ecuménica segundo o modelo da espiritualidade de Taizé

Esta vigília de oração em memória do irmão Roger, fundador da Comunidade de Taizé, que completaria 100 anos e a celebração dos 75 anos da fundação desta comunidade, correu “muito bem” e foi uma “experiência muito positiva que nos leva a equacionar a possibilidade de a repetir uma vez por mês, com regularidade”, disse ao Sítio Igreja Açores João Pedro Cardoso, o responsável pelo grupo de jovens “Para Além”, da paróquia da Sé .

O Grupo de jovens teve a sua primeira experiência in loco no ano passado e este ano voltaram a estar em França, durante a Semana Santa,  acompanhados dos jovens que frequentam o 10º ano de catequese na Sé e de uma familia, o que aconteceu pela primeira vez em cinco anos, refere o responsável.

“É uma experiência muito gratificante e de uma enorme intensidade que nos marca profundamente e deixa de facto um toque diferente na vida destes jovens”, sublinha João Pedro Cardoso.

Esta comunidade tem uma espiritualidade muito própria, com sensibilidade ao ecumenismo e à contemplação, e o irmão Roger era um “espírito desinstalado”, com uma “energia muito jovem”.

Taizé é vista como uma “espécie de laboratório” daquilo que pode ser o Cristianismo do futuro, “despojado, solidário com os mais pobres, com uma experiência comunitária muito forte”.

No próximo dia 20 de agosto, a comunidade vai celebrar os 75 anos da sua fundação, mas o programa especial que evoca o irmão Roger começa um mês antes, com encontros, colóquios internacionais e fraternidades provisórias.

Nesse âmbito da celebração será promovida uma «semana de reflexão sobre a atualidade da vocação religiosa», de 5 a 12 de julho de 2015, com a participação de responsáveis de congregações, comunidades e mosteiros, católicos, ortodoxos e protestantes.

De 9 a 16 de agosto, realiza-se o «Encontro por uma nova solidariedade», que consideram ser o “ponto culminante” das celebrações que vão acontecer em 2015 e que reflete um percurso de três anos dedicados a esta temática.

O pensamento do irmão Roger, no centenário do seu nascimento e nos 10 anos do seu falecimento, também vai ser destacado com um colóquio internacional, de 30 de agosto a 06 de setembro de 2015.

O encontro geral em Taizé, França, está marcado para dia 16 de agosto e está incluído num conjunto de celebrações que tornam este ano muito especial para a comunidade ecuménica.

O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa estará presente com uma peregrinação de jovens a Taizé, de 8 a 17 de agosto, para celebrar os 75 anos desta comunidade ecuménica, os 100 anos do nascimento do fundador, Irmão Roger, e o 10º aniversário da sua morte.

A peregrinação vai ser acompanhada pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.

CR/Pe Ricardo Henriques

Scroll to Top