Igreja de Santa Luzia acolhe Oficina de Oração e Vida a partir de 21 de março

Paróquia terceirense vai servir de palco à sessão de apresentação e restantes encontros

As Oficinas de Oração e Vida vão promover uma nova Oficina a partir do próximo dia 21 de março, na Igreja de Santa Lúzia, em Angra do Heroísmo, a partir das 15h30, informa uma nota dos responsáveis por este serviço composto apenas por leigos.

A sessão zero, tem uma função “de apresentação e abertura”, prosseguindo depois durante 15 semanas, em sessões com uma duração aproximada de duas horas e meia.

Quem se quiser inscrever, pode fazê-lo na sua paróquia, em  oficinastov@gmail.com ou, ainda, em https://www.facebook.com/oficinasoracaoevida.ilhaterceira.

Neste momento, segundo informações dos responsáveis pelo Serviço, “não estão nomeados os guias que irão ministrar esta Oficina” e os temas de cada sessão são vários, programados e preparados por Frei Inácio de Larrañaga, a saber : Deus da ternura,  Se conhecessem o Pai, Peregrinos da Fé,  Mulher de Fé e pobre de Deus, Pelo abandono á Paz,  Perdão-Amor (Holocausto), Recapitulação, Encontro, Em silêncio e na presença, Principio, centro, meta (Cristo-centrando), Livres para amar (Oração e Vida), Amar como Jesus amou (Vida de Fraternidade), Pobres e humildes, E deixando as redes e DESERTO. Esta última etapa da Oficina consiste num trabalho individual e pessoal  de cada “oficinista” que,  durante quatro horas, fica sozinho e em silêncio, realizando  um conjunto de tarefas a partir da ferramenta essencial da Oficina – a Sagrada Escritura- , com a orientação dos guias.

Desde o dia 1 de março, está a decorrer uma Oficina em Ponta Delgada, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo, orientada pelas Guias Luída Medeiros e Isabel Goulart.

As Oficinas de Oração e Vida são um serviço da igreja católica, criado por Frei Ignácio Larrañaga, frade franciscano, em 1984, como resultado de Encontros de Experiência de Deus que Frei Inácio realizava há 10 anos.

Presentes desde 1985 nos Açores, ainda que de forma experimental até 2002, data em que foi aprovada pela Santa Sé como associação de Leigos, as Oficinas de Oração e Vida são uma nova forma de evangelização,  baseada na Palavra, em que o  ponto central de cada Sessão é a leitura e meditação da Palavra.

Trata-se de um serviço exclusivamente laical que tem por objetivo estudar a Biblia e sublinhar a importância do Evangelho na vida quotidiana.

“A Oficina não é uma doutrina, nem uma teoria ou teologia. A Oficina funciona à base de orientações de vida e sua colocação em prática. Trata-se de uma pedagogia experimental, tanto durante a sessão como na prática semanal em casa”, dizem os promotores desta escola de meditação no portal da sua associação – www.tovpil.org e a oração parte sempre de uma pergunta “O que faria Jesus no meu lugar”.

Com mais de 18.000 Guias atuando no mundo inteiro, as oficinas visam a iniciação na oração litúrgica e na vida sacramental, valorizando as vertentes evangelizadora e humanitária.

Scroll to Top