Matriz da Ribeira Grande homenageia Pe Edmundo Pacheco

Festa insere-se nos 50 anos da imagem do Sagrado Coração de Jesus da Ribeira Grande

Realiza-se no próximo dia 3 de setembro uma homenagem aos Emigrantes seguida de um jantar no Salão paroquial da Matriz da Ribeira Grande, integrado nas festas da paróquia, que este ano assinala também o 50º aniversário da Imagem do sagrado Coração de Jesus da Ribeira Grande.

Esta homenagem visa distinguir o trabalho e o contributo que os emigrantes ribeiragrandenses têm dado para as obras da igreja, seja no apetrechamento do Salão Paroquial, com equipamentos para as salas de catequese seja na eletrificação ou nas obras de melhoramento das infraestruturas da igreja, e também uma forma de os motivar a continuarem a colaborar com a paróquia de forma benemérita e é aberto á comunidade em geral.

As festividades realizam-se entre 31 de agosto e 8 de setembro, tendo como ponto alto uma homenagem ao Pe Edmundo Pacheco recentemente falecido, no dia 5 de setembro, data em que se assinala também o dia da freguesia da Matriz da Ribeira Grande.

A Junta de Freguesia vai colocar uma placa evocativa da sua vida no Jardim lateral à Matriz de Nossa Senhora da Estrela, destacando a vida e a obra do sacerdote que durante 18 anos foi pároco da Matriz e faleceu em abril passado com 89 anos de idade.

O padre, que foi sócio fundador do Lions Clube da Ribeira Grande, entrou para o Seminário Episcopal de Angra com dez anos e foi ordenado aos 22, com uma autorização especial do Papa Pio XI. Esta autorização valeu-lhe o epiteto de sacerdote mais novo do país. Curiosamente foi ordenado a 13 de junho de 1948, altura em que se encontrava de visita aos Açores a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. O Pe Edmundo Pacheco foi pároco da Matriz de Nossa Senhora da Estrela durante 18 anos; pároco da Conceição e capelão  do hospital da Ribeira Grande. Esteve também sempre ligado aos órgãos de comunicação social locais.

A freguesia, que é também paróquia, vai estar em festa durante os próximos dias.

Esta segunda feira, começa o tríduo preparatório da festa e no dia 1 de setembro, pelas 20h15 realiza-se a mudança da Imagem do Sagrado Coração de Jesus da Igreja do Espírito Santo para a  Matriz.

O Tríduo tem sempre lugar às 20h00.

Refira-se que nesta cidade, da costa Norte de São Miguel, há uma grande veneração pela Imagem do Coração de Jesus, como aliás se pode constatar à passagem do andor, sempre que há procissão.

O Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi.

Scroll to Top