Movimento da Mensagem de Fátima procura “lançar novas sementes” com retiros para jovens

30 adolescentes da ilha Terceira estiveram reunidos desde sexta feira em retiro

30 adolescentes, que fazem a preparação para o Crisma, estiveram reunidos este fim de semana, nas instalações da Junta Regional do CNE, na Central do Belo Jardim, na ilha Terceira, realizando um retiro proposto pelo Movimento da Mensagem de Fátima(MMF), a partir do “Esquema Zero”.

Os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos,  provenientes de várias zonas da ilha, alguns deles já ligados ao MMF, através dos seus grupos de jovens paroquiais, foram desafiados a seguir uma reflexão que parte de um tema genérico sobre o auto conhecimento.

“Conhece-te a ti mesmo” é o ponto de partida para uma reflexão de três dias, que começou sexta feira e terminou este domingo com uma Eucaristia presidida pelo Pe Marcos Miranda.

“O nosso objetivo é proporcionar a estes jovens um percurso que os inicie nesta caminhada cristã levando-os a um maior compromisso para as suas vidas” disse ao Sitio Igreja Açores o coordenador do Secretariado diocesano do MMF.

“Acreditamos que assim estamos a lançar uma semente e que ela algum dia germinará” acrescentou Nelson Gonçalves sublinhando que estes retiros “acabam sempre por dar frutos”. Aliás, faz questão de lembrar que a atual equipa dirigente deste movimento “começou toda nestes retiros” e, acrescenta, “muitos dos leigos que hoje fazem um trabalho noutros movimentos como os Cursilhos ou as Equipas de Nossa Senhora também começaram aqui”. Por isso, refere “esta é sempre uma iniciativa muito positiva não só no imediato porque os jovens descobrem uma nova forma de viver a amizade mas porque deixa raízes para o futuro”.

O próximo retiro do Movimento realiza-se em abril embora ainda não esteja definido o esquema.

“Gostávamos de fazer um esquema três proporcionando um retiro inter-geracional mas ainda não está definido”, conclui Nelson Gonçalves.

O Movimento da Mensagem de é uma Associação Canónica, com cerca de 116 mil Associados paroquiais e alguns milhares de grupos de acção social em 17 dioceses do nosso País. Na diocese de Angra é particularmente na ilha Terceira, onde possui vários núcleos e em São Miguel.

Scroll to Top