Escola da ouvidoria arranca ano pastoral com formação em Liturgia

Terminou esta sexta-feira a Escola de Formação da Ouvidoria de São Jorge, sobre o tema “O ano litúrgico”.

O encontro que durou três dias foi orientado pelo Vigário Episcopal para a Formação e Prefeito de Estudos do Seminário Episcopal de Angra, padre Jorge Ferreira.

“Tivemos três dias de formação; as pessoas aderiram bem e de uma forma muito bela foi apresentado o ano litúrgico” disse o ouvidor, padre Manuel das Matas dos Santos.

“Esta formação correspondeu a um pedido insistente dos leigos que apesar de terem tido sempre formação, nas suas áreas especificas, como a catequese ou o acolitado, este ano a formação foi mais geral. Vê-se que estão sedentos destas formações e por isso foi uma coisa muito boa”, disse ainda.

“Houve muita interação, com perguntas muito interessantes. Houve várias pessoas que até queriam que a formação fosse mais tempo e mais longa”, disse.

A formação decorreu de forma descentralizada: no primeiro dia realizou-se na Igreja de São Francisco, no Topo; Pousada da Juventude, também na Calheta e finalmente, esta sexta-feira decorrerá na Igreja da Boa Hora.

O padre Jorge Ferreira é doutor em Liturgia pelo Pontificio Instituto de Santo Anselmo, em Roma, e regressou à região no inicio do ano pastoral de 2020.