Congresso Diocesano da Juventude vai decorrer entre 28 de junho e 1 de julho

A igreja açoriana desafia os jovens a serem uma “Igreja +” ativa, jovem e missionária e convoca-os para um congresso diocesano que se realizará entre os dias 28 de junho e 1 de julho em São Miguel.

Este Congresso pretende “escutar os jovens, pensar com os jovens e comprometer em Igreja”, isto é, dar voz e protagonismo aos jovens no sentido de “ajudar esta Igreja Diocesana a ser mais ativa, a projetar mais alegria, a ser mais jovem e a ser mais missionária”, refere D. João Lavrador na Carta/Convite enviada aos jovens da Diocese.

O Congresso debruçar-se-á sobre três grandes temas: Juventude – Igreja – desafios, aliás temas que estão a ser tratados pelos jovens através do Questionário online, que ainda decorre, onde são chamados a dar a sua opinião acerca dos mesmos temas, bem como a apontarem caminhos e a fazerem propostas concretas.

“As tuas capacidades pessoais são muito importantes para revitalizar as comunidades cristãs e para levar Jesus Cristo ao mundo de hoje”, observa.

“Este convite que te dirijo é para ti”, escreveu D. João Lavrador, sobre o Congresso Diocesano de Jovens.

Também o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra explica que a igreja diocesana quer “escutar os jovens, pensar com os jovens e comprometer todos em Igreja”.

Neste contexto, o padre Norberto Brum convida os párocos a divulgar e dinamizar os jovens para participarem no congresso.

O período de inscrição no Congresso decorre até dia 4 de junho e as inscrições estão abertas a todos os jovens, entre os 16 e os 30 anos, que podem através do site da pastoral juvenil proceder à inscrição em www.pastoraljuvenilacores.com

“Confirmada já está a presença neste I Congresso Diocesano de Juventude do Director Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Filipe Diniz, que se desloca propositadamente do Continente para participar com os jovens açorianos no seu congresso.

“Para nós, Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, a presença e participação do Diretor Nacional da Pastoral Juvenil neste Congresso vem reforçar os laços de unidade e de comunhão entre o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e a Pastoral Juvenil açoriana, envolvendo todos na mesma e única dinâmica e serviço. Esta presença vem confirmar a importância deste Congresso na Pastoral Juvenil da Diocese, bem como reafirmar a unidade da Igreja” refere o Pe. Norberto Brum.

O I Congresso Diocesano de Juventude começa no dia 28 de junho, no auditório Camões em Ponta Delgada, às 20h30; prossegue no dia 29 com uma sessão intensa de trabalho e à noite com uma jornada vocacional, nas Furnas, preparatória da ordenação sacerdotal do jovem diácono Nuno Fidalgo, que será celebrada no dia 30 de junho, as 11h00 na Igreja Matriz da Povoação. À noite, pelas 21h00 realiza-se um concerto no Convento da Esperança com Claudine Pinheiro e no dia 1 de julho encerram os trabalhos com uma eucaristia.

Durante o  Congresso, decorrerá no Auditório de Camões uma “Feira dos Carismas”, constituindo esta uma oportunidade de dar a conhecer aos jovens os diversos carismas religiosos e movimentos juvenis existentes na Diocese.