Cónego Hélder Miranda Alexandre substitui Pe Francisco Zanon que regressou ao Brasil

O Reitor do Seminário Episcopal de Angra, Cónego Hélder Miranda Alexandre é o novo delegado para a ilha Terceira do Serviço Diocesano de apoio à Pastoral Juvenil, segundo informou o Porta Voz da Diocese de Angra.

Hélder Miranda Alexandre, nasceu em 1977, na Ajuda da Bretanha, na Ilha de S. Miguel, foi ordenado em 2001 e atualmente exerce as funções de reitor do Seminário Episcopal de Angra. É também Vigário Judicial Adjunto, no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Angra e o Director do Serviço Diocesano para a Pastoral das Vocações e Ministérios.

Depois de ser ordenado, esteve no Faial e depois foi para Roma onde se doutorou em Direito Canónico, na Pontificia Universidade Gregoriana, com uma tese sobre a questão da “relação existencial e concreta entre o pecado e o delito, entre o direito sacramental e o penal, variáveis constantes da história bimilenária da Igreja”.

A tese percorre a história do ministro do sacramento da Penitência, a partir de fontes teológicas e jurídicas, e constitui um trabalho inédito no seu conjunto, recorrendo a documentos, ainda pouco conhecidos, do Arquivo Secreto do Vaticano.