Sé de Angra acolhe encontros formativos em Liturgia

Iniciativa decorre entre quinta feira e sábado

Começou esta noite na Sé de Angra um Encontro Formativo para grupos corais litúrgicos da ilha Terceira. A iniciativa conjunta do Serviço Diocesano de Liturgia e da Comissão Diocesana de Música Sacra é aberta a todos os grupos corais da ilha e prolonga-se até sábado, dia da sessão de encerramento.

Os encontros terão uma introdução teórica, seguida de um momento prático, finalizando com a preparação de dois cânticos marianos.

No sábado, dia do encerramento, a sessão começa às 20h30, com a interpretação conjunta pelos participantes de um cântico mariano.

De seguida, o actor Pedro Loureiro, do Teatro Nacional D. Maria II, irá ler o Sermão do Rosário, XXV de Maria Rosa Mística, da autoria do Padre António Vieira. A leitura será intercalada com Batalhas Barrocas Portuguesas para órgão, pelo organista terceirense Ricardo Toste. A finalizar, os coros voltarão a cantar em conjunto, em honra da Virgem Maria.

Em 1654, o Padre António Vieira pregou um dos sermões do Rosário, na Sé de Angra. Atualmente a informação disponível sobre qual dos sermões terá sido é escassa e, por isso, a organização optou por interpretar o sermão datado de 1654.

Os orientadores desta formação são os Padres Marco Luciano Carvalho, Diretor do Serviço Diocesano de Liturgia; o Pe Duarte Gonçalves Rosa, Diretor da Comissão Diocesana de Música Sacra e o Diácono Nelson Pereira, organista da Sé e membro da equipa de música Sacra.

Scroll to Top