Comunicado Final.

 

A 39.ª Sessão Plenária do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra decorreu entre os dias 5 e 9 do mês de Maio de 2014, na Casa de Retiros de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, por convocatória do Prelado, subordinada ao tema: A Alegria do Evangelho na Vida dos Presbíteros.

O instrumento de trabalho centrava o âmbito desta sessão em dois temas extraídos da Exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho): tentações dos agentes de pastoral hoje e homilia como diálogo empático com o Povo de Deus.

Esta assembleia plenária reuniu 12 Membros eleitos e 10 Membros em função do cargo, tendo o Bispo diocesano designado 3 Membros convidados.

 

  1. 1.       Na abertura dos trabalhos, o Prelado dirigiu-se aos Conselheiros, recomendando que este Conselho Presbiteral ajude a lançar as bases de um caminho de conversão pastoral em chave missionária.

 

 

  1. 2.       No período antes da ordem do dia o Ecónomo prestou contas da Diocese relativas ao ano de 2013 e projectos em curso: Centro Pastoral Pio XII e a conclusão das obras da Casa Betânia, para residência assistida do Clero, ambos na Ilha de São Miguel.

 

  1. 3.       Os Conselheiros deram parecer favorável à criação da Quase-Paróquia de São Carlos, lugar da Paróquia de São Pedro de Angra, na Ilha Terceira.

 

  1. 4.       Na verificação da aplicação das medidas da anterior sessão plenária é reiterada por este Conselho a urgência de implementação do portal digital da Diocese e das medidas já assumidas pela Pastoral da Comunicação.

 

  1. 5.       Tiveram lugar sessões de trabalho que reuniram os Ouvidores e os Diretores de Serviços e Comissões Diocesanas sobre o Ano Pastoral em curso.

 

  1. 6.       No âmbito da ordem do dia, foi apresentada uma síntese dos trabalhos enviados por 12 Ouvidorias e pelo Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado. Foram diagnosticadas três classes de tentações dos agentes pastorais: pessoais, institucionais e sociais. No que se refere à homilia foram salientadas as etapas da sua preparação, realização e efeitos, assim como os aspectos positivos e negativos sublinhados por leigos.

 

  1. 7.       Do debate resultou a constatação da necessidade de formação permanente do Clero e de um melhor acompanhamento dos padres, sobretudo os mais jovens e os idosos.

 

  1. 8.       O Padre Abel Vieira, membro convidado, galvanizou os Conselheiros, apresentando uma leitura bem conseguida da Evangelii Gaudium, destacando alguns contextos e conteúdos fundamentais e interpelações possíveis da Exortação.

O Cónego António Rego, membro também convidado, integrou a homilia no todo da acção litúrgica, salientando os aspectos formais e técnicos da comunicação. Segundo este especialista, a Igreja vive um momento de grande verdade à luz desta Exortação apostólica.

 

  1. 9.       Os Conselheiros constatam a necessidade de realizar uma caracterização da identidade do povo açoriano e de proceder a uma avaliação aprofundada da realidade da Igreja diocesana. Assim, o Conselho propõe a sinalização das várias periferias para a nova saída missionária ajustada à nossa realidade insular.

 

  1. 10.   O Conselho regozija-se pelas recentes canonizações do Papa João XXIII e do Papa João Paulo II, passados 23 anos da sua visita aos Açores, e associa-se ao júbilo da Igreja Universal no anúncio da beatificação próxima do Papa Paulo VI.

 

  1. 11.   Inserindo-nos na caminhada de preparação do Sínodo sobre a Família e cientes do momento difícil e de urgência que grande parte das famílias dos Açores vive, este Conselho apela que a Igreja local continue a dar uma resposta eficaz, nomeadamente através do Fundo de Emergência Social da Cáritas dos Açores.

Angra do Heroísmo, 9 de Maio de 2014