Açores

A atualidade de uma igreja missionária
Bispo de Angra destaca “dinamismo pastoral” de D. António Marcelino

Bispo emérito de Aveiro faleceu aos 83 anos. D. António de Sousa Braga lembra o seu trabalho no Apostolado dos Leigos.

21 Casais iniciam preparação para o casamento em Ponta Delgada

Arrancou ontem à noite o primeiro Curso de Preparação para o Matrimónio neste novo ano pastoral. Esta primeira caminhada para 21 casais de Ponta Delgada termina a 23 de Outubro.

Colégio de Santa Clara inicia celebrações do 50º aniversário

O bispo de Angra referiu-se a este colégio como “uma epopeia de fé”. No início da celebração foi encenada uma pequena peça sobre a vida e obra das fundadoras do Colégio.

Fraternidade Franciscana da Feteira assinalou 100 anos em festa

Nas solenidades litúrgicas em honra de São Francisco de Assis, que decorreram ontem na Feteira, o Bispo de Angra apelou ao “regresso às raízes” para ultrapassar a crise que o mundo atravessa.

O Franciscanismo em Armando Côrtes-Rodrigues à luz do mundo atual

Museu Carlos Machado assinala dia de São Francisco de Assis com conferência. Investigadora defende que o paradigma franciscano “é uma chave de leitura” de Armando Côrtes-Rodrigues e até, da atualidade.

Fraternidade da Feteira comemora 100 anos

A festa açoriana em honra de São Francisco de Assis tem o seu ponto alto no domingo e será presidida pelo Bispo de Angra numa altura em que o Papa convida a Igreja a “despojar-se” e a combater a “idolatria da mundanidade”.

Imagem do Colégio em 1964

Colégio de Santa Clara celebra 50º aniversário

Com 402 alunos, o Colégio de Santa Clara assinala as bodas de ouro com um compromisso renovado: ensinar os mais novos a terem valores numa sociedade em crise e a serem felizes.

[ler +]

Bispo de Angra quer a Igreja e os fiéis em perfeita comunhão

O Bispo de Angra exorta todos os cristãos a viverem em comunhão a crença na igreja e a assumirem-se como os novos evangelizadores.

Ano Pastoral arranca a 6 de outubro

O novo Ano Pastoral da Diocese dos Açores arranca este domingo e lança o desafio da Nova Evangelização através das redes sociais.

Conselho Pastoral Diocesano de 22 a 24 de Novembro

A X ª reunião plenária, que junta o Clero e os leigos para uma reflexão aprofundada sobre os desafios da Diocese, tem lugar no mês de novembro, na Casa de Retiros de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo.

[ler +]

EMR continua a ser a disciplina opcional mais escolhida pelos alunos

Entre os mais de 20.500 alunos inscritos nas escolas açorianas, 15.945 optaram por escolher a disciplina de Educação Moral e Religiosa (EMR) no ano letivo 2013/2014 que agora começa, enquanto 4610 escolheram Desenvolvimento Pessoal e Social.

Semana Nacional da Educação Cristã centrada na transmissão da fé

A Igreja Católica nos Açores vai promover entre 29 de setembro e 6 de outubro a Semana da Educação Cristã com uma mensagem centrada na transmissão da fé e na solidariedade.

[ler +]

Diocese cria novo portal e semanário

O ano pastoral que se inicia no próximo mês de outubro vai centrar-se na comunicação social. Além de um gabinete de comunicação, a igreja açoriana vai ter uma nova presença nos media.

Visita Pastoral á Ilha Terceira

Nos meses de Fevereiro e Março, D. António Braga visitará as paróquias da Ilha Terceira. A visita é organizada por Zonas Pastorais e dela surgirão os novos Conselhos Pastorais de Zona. A Periferia de Angra é a primeira Zona a ser visitada.

Retiro na Diocese para Sacerdotes e Diáconos

Cerca de trinta padres e um diácono participaram no retiro anual que decorreu em Angra do Heroísmo. A orientação esteve a cargo de D António Couto, bispo Auxiliar de Braga.

Sé Catedral de Angra reabriu há 25 anos

Um concerto pelo coro da Sé catedral no dia 7 e uma exposição fotográfica são, entre outros, os eventos que marcam o 25º aniversário da reabertura da Catedral de Angra após as obras de reconstrução motivadas pelo Sismo de 1980 e o incêndio de 1983.

ASSEMBLEIA DE PASTORAL SOCIAL

Viver a opção pelos pobres na Ilha Terceira é a temática do encontro de Pastoral Social que vai decorrer naquela Ilha no próximo sábado dia 30 de Outubro. Na sede da Cáritas Diocesana.

Padre Adriano Manuel Torres Borges é o novo Ecónomo Diocesano

D. António Sousa Braga nomeou o Padre Adriano Borges Ecónomo Diocesano. A cerimónia de tomada de posse está prevista para o dia 6 de Outubro às 15h30 na Sala de Actos do Paço Episcopal em Angra do Heroísmo.

Seminário de Angra abre com 21 alunos

Dois novos seminaristas e um Prefeito e professor de Direito canónico são as novidades no Seminário Episcopal de Angra para o ano académico que agora começa.

Faleceu o Padre José Moniz

Foi sacerdote durante 62 anos, 47 dos quais vividos em Água d’Alto.