Caminho Neocatecumenal promove “anúncios” da Quaresma

Comunidades neocatecumenais dos Açores desenvolvem catequese quaresmal.

As comunidades neocatecumenais existentes nas ilhas de São Miguel e Terceira iniciaram esta semana os “anúncios da Quaresma”, apurou o Portal da Diocese junto da equipa do Caminho Neocatecumenal responsável pelos arquipélagos dos Açores, Madeira e Cabo Verde.

 

Durante estes encontros, que procuram refletir sobre “o tempo litúrgico que a igreja nos convida a viver” (neste caso a Quaresma), a catequese centra-se em duas partes distintas, com especial relevo para a “catequese kerigmática”, baseada na palavra de Deus.

 

“Acreditamos, e vemos os frutos, de que, como diz S. Paulo, pela  pregação da Palavra a semente do Espírito Santo cresce e desenvolve em nós uma fé mais adulta”, disse ao Portal da Diocese Lourenço Tourais, um dos elementos da equipa permanente do Caminho nas ilhas.

 

O objetivo é que estas catequeses sejam “uma ajuda para que os irmãos de todas as comunidades neocatecumenais possam tomar mais consciência desse tempo, recebam as graças próprias deste tipo de catequese para viverem esse tempo e reforcem também o ânimo para seguir a caminhada”, sublinhou ainda Lourenço Tourais.

 

No princípio da Semana Santa serão desenvolvidas novas catequeses com o “anúncio da Páscoa”.

 

Este ano o Caminho Neocatecumenal tem gozado de uma maior visibilidade mediática devido aos sucessivos encontros com o Papa Francisco que em Fevereiro abençoou a partida de 75 famílias para várias missões no mundo.

 

Entre os que vão desenvolver missões ad gentes está uma jovem açoriana de 24 anos, Sara Ferreira, que no inicio do verão partirá rumo à Mongólia.

 

O Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: a palavra de Deus, a Eucaristia e a vida em comunidade.

 

Atualmente o Caminho Neocatecumenal está implantado também em algumas nações tradicionalmente não cristãs, como China, Egito, Coreia do Sul e Japão.

 

No que respeita à missão ad gentes, o grupo católico conta atualmente com mais de 230 famílias a trabalharem em 52 cidades.

 

Nos Açores o Caminho Neocatecumenal entrou pela “ mão” de D. António de Sousa Braga, em 2004, e está “instalado” em sete paróquias onde existem 13 comunidades neocatecumenais, nas ilhas de São Miguel (7) e da Terceira(6) e a mais jovem no Pico.

Scroll to Top