Colégio de São Francisco em Angra promove Campo de Férias no fim de semana da Festa da Serreta

Peregrinação ao Santuário integra actividades antes do regresso às aulas

O Colégio de São Francisco, em Angra do Heroísmo, vai realizar um campo de férias antes do regresso às aulas, entre 8 e 10 de setembro, que integrará entre as inúmeras actividades programadas uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres na Serreta.

A iniciativa, inspirada nos campos de férias dos vários colégios ligados ao movimento católico Comunhão e Libertação, destina-se a alunos internos e externos ao colégio, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos.

Durante três dias, os jovens são desafiados a desenvolver um conjunto de actividades diversificadas, onde não faltarão os jogos e os  momentos de oração.

O Campo de Férias insere-se nas múltiplas ofertas diferenciadas que o Colégio tem vindo a apresentar desde a sua fundação.

Sob o lema “vem despedir-te das férias antes de voltares às aulas”, o Campo será orientado por jovens universitários católicos com formação especifica nesta área do acolhimento e da animação social de grupos de jovens.

O Colégio de São Francisco é propriedade da ACDA – Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores, “procura testemunhar o cristianismo, propondo-o criativamente à liberdade” dos alunos que são chamados a verificar essa “hipótese com lealdade” e tem  como parceiro o Colégio de São Tomás, em Lisboa.

A escola privada, com ligação ao Movimento Comunhão e Libertação,  desenvolve um método de ensino “inovador”, com livros próprios e seguindo, no ensino da matemática, o método de singapura (resolução de problemas com  o uso  de desenhos no modelo heurístico, por tentativa e erro) e a distribuição das disciplinas de geografia, ciências e física-quimica pelos sétimo, oitavo e nono ano de escolaridade.

A proposta educacional nasce de uma “certeza recíproca”: o desejo dos pais em educar bem os seus filhos e um “horizonte que se apresenta como hipótese de encontro com a Verdade, a Justiça, a Beleza e o Bem: no desenvolvimento da razão, da liberdade e da afeição, cada aluno poderá tornar-se capaz de assumir responsável e criativamente a sua vida e de contribuir para o bem de todos”, garantiu em  abril de 2014 o Pe. João Seabra (Responsável máximo do Colégio de São Tomás), durante a apresentação pública do projeto, nos Paços do Concelho, em Angra do Heroísmo.

O colégio de São Francisco apostou neste ano letivo numa experiência inovadora nos Açores- o ensino doméstico- que vai alargar no próximo ano letivo que começa em setembro.

“Os bons resultados alcançados” pelos alunos do 7º ano em 2016/2017 levam os responsáveis não só a continuar para o 8º ano mas também a “alargar este tipo de ensino a todo o terceiro ciclo e secundário”.

Este tipo de ensino, que existe em várias partes do mundo, pressupõe uma alternativa para os pais que por diversas razões querem ter os seus filhos num ambiente mais exigente e de maior acompanhamento.

As turmas mais reduzidas, com cinco ou seis alunos, funcionam com o apoio de todas as disciplinas desde as básicas como o Português, a Matemática e uma língua estrangeira mas também História e Filosofia para as humanidades e Ciências e Física e Química para as áreas cientificas naturais.

Este projecto educativo católico é a única oferta privada no terceiro ciclo e secundário na ilha Terceira. Começou em 2014 com o reconhecimento da Secretaria Regional da Educação mas ainda não conseguiu o número mínimo de alunos para funcionar no regime convencional.

 

Scroll to Top