Confesso-te irmão, porque somos homens

Pelo Pe Hélder Miranda Alexandre

“Não me confesso a um padre, prefiro confessar-me a Deus”. Quantas vezes já ou-vimos esta reclamação? Manifesta uma dificuldade antropológica em abrir o coração e as misérias a um homem também pecador, mas também a dificuldade em aceitar o sentido sacramental da confissão. Poderíamos argumentar de muitas formas, mas não queremos entrar numa apologética rebuscada. Pensemos simplesmente que a Eucaris-tia, cuja sacramentalidade é amplamente aceite, também é celebrada por sacerdotes pecadores. Assim como não existem anjos para a Eucaristia, também não os há para o Sacramento da Reconciliação. Aliás, nem sei se estes algum dia nos entenderiam…

O problema é mais profundo. A crise está relacionada com a aceitação da realidade do pecado. Tudo se tenta justificar. As ciências humanas psicológicas e sociológicas vão muito nesse sentido. Apesar dos seus méritos, que admiro, não se pode colocar de parte os fundamentos da antropologia cristã, em que o pecado e redenção são peças essenciais. Existem mecanismos que fragilizam as capacidades voluntárias, mas, na maioria dos casos, a pessoa é responsável pelos seus atos. Não admitir o pecado é não admitir uma doença que corrói silenciosamente.

Para isso há que fazer o mais longo caminho, o do conhecimento do próprio eu, o discernimento. Os místicos da patrística insistem que o autêntico discernimento, que envolve os nossos pensamentos e sentimentos pelos quais Deus nos fala, tem de co-meçar pela purificação, pelo reconhecimento do próprio pecado. Esse é apenas o pri-meiro passo de uma profunda e longa oração, sem pressas, no qual o discernimento se torna um habitus.

A experiência do sacramento da confissão é verdadeiramente difícil e redentora. Qualquer sacerdote, habituado a confessar, sente também essa dificuldade e esse desa-fio. Não é fácil orientar e corrigir um irmão. Exige que ele mesmo faça um percurso de redenção, aceitando as suas limitações e a alegria de se sentir amado por Deus.

Nas minhas investigações encontrei um texto medieval surpreendente e comovedor que aqui partilho:

“O sacerdote, depois, o admoeste com familiaridade e benevolência a confessar humilde-mente todos os próprios pecados sem esconder nenhum por vergonha ou temor, visto que não está falando a um homem, mas a Deus, que o presbítero representa, o qual não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. O sacerdote diga-lhe que ele mesmo é um pecador e que o penitente não pode ter cometido todos os maiores pecados; acrescente que outros, que cometeram maiores e numerosos pecados, se arrependeram verdadeiramente e foram mais amados por Deus, como São Pedro, Paulo, o Ladrão, Maria Madalena, e muitos outros, que todo o paraíso se alegra com a penitência do pecador, porque há mais alegria para os anjos de Deus por um só pecador que faz penitência. Diga-lhe também: confesso-te irmão, porque somos homens e não podemos viver neste mundo sem pecado. Mas se te confessaste sincera-mente, e te arrependeste, e te propuseste a não mais pecar, Deus sem dúvida te remirá a culpa, e eu pela autoridade de Deus te absolvo da pena” (Sínodo de Nîmes (1284), Mansi 24, 527 C-E).

O tempo presente é verdadeiramente excepcional para este sacramento. Vivemos a Quaresma, no ano da Misericórdia. É a oportunidade da proximidade, como tão bem nos recomenda o Bispo Diocesano na sua Carta Pastoral para a Quaresma de 2016. Em Deus tornamo-nos “+ próximos”! A proximidade não do homem que se aproxima de Deus, mas do Deus que quebra barreiras em nós. Basta pedir perdão! Ele não se cansa de nos perdoar… (Papa Francisco).

Scroll to Top