A “muda da coroa” aconteceu esta noite.

A “Muda da Coroa”, que marca o inicio dos festejos em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade no concelho da Madalena do Pico, aconteceu esta segunda-feira à noite, informa uma nota da Ouvidoria do Pico a que o Portal da Diocese teve acesso hoje.

 

Trata-se de uma particularidade “única” dos Impérios da Madalena e da Criação Velha, e que acontece na noite anterior à festividade do império.

 

O mordomo sai de sua casa em cortejo, acompanhado pelos foliões, pela filarmónica, pelos irmãos e amigos, que transportam em varas balões de papel iluminados por uma vela, rumo à capela do império afim de levantar as coroas e os estandartes para a coroação do dia seguinte. Chegados a casa do mordomo as insígnias são colocadas no altar preparado e é oferecido a todos os presentes uma espécie de “ceia”.

 

Durante a terça feira realiza-se o império com a Eucaristia  da Coroação, seguindo-se as tradicionais sopas e à tarde o cortejo onde serão distribuídos milhares de rosquilhas, um doce próprio das Festas do Espírito Santo na ilha montanha, que neste dia recebe muitos visitantes das vizinhas ilhas do Faial e São Jorge.