O Zarpar “procura reunir o que de melhor se faz em cada uma das paróquias”

Pe Nuno Maiato fala do festival multi-cultural que arrancou ontem na Lagoa, em São Miguel

Arrancou esta sexta feira na Lagoa, na ilha de São Miguel, a 2ª edição do festival multi-cultural Zarpar que “procura reunir o que de melhor se faz em cada uma das paróquias dos Açores com a juventude” disse ao Sítio Igreja Açores o Pe Nuno Maiato.

Para o responsável da pastoral juvenil da ouvidoria da Lagoa o objetivo “Este espaço não pretender criar coisas artificiais mas mostrar o que os jovens fazem e vivem na manifestação da sua fé”, acrescentou.

“Ao mostrarmos estas iniciativas também damos palco aos jovens”, precisa lembrando que o leque de ofertas “é muito variado e este ano ainda mais porque conseguimos reunir jovens de todas as ilhas”.

A segunda edição do festival multi-cultural integra este ano a IV peregrinação diocesana dos Acólitos que hoje recebeu a visita do bispo de Angra.

Mais de centena e meia de jovens, de sete das nove ilhas do arquipélago, está na Lagoa reunida em torno da temática da Misericórdia, nesta quarta peregrinação “o que veio dar um colorido ainda maior ao festival”.

“Os números são importantes mas não são decisivos para decidir se esta iniciativa do Zarpar deve ou não continuar”, adiantou, por outro lado, o Pe Nuno Maiato.

“ A equipa da pastoral juvenil  deu o seu melhor; há muita gente envolvida e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para criar uma identidade própria deste festival” disse ainda o sacerdote recordando que espera que seja “mais uma oportunidade para vermos o rumo que temos de tomar”.

O Zarpar começou o ano passado como uma iniciativa da pastoral juvenil da ouvidoria da lagoa e procura ser uma alternativa aos festivais de verão que a ilha de São Miguel oferece.

“Aqui os jovens prosseguem a sua vivência da fé através das várias manifestações de arte”; por isso o festival oferece o cais de oração, feira de artesanato, uma feira do livro e espectáculos de teatro, música e ilusionismo bem como a possibilidade de realizar workshops de várias temáticas.

A segunda edição do Zarpar termina este domingo.

Scroll to Top