Iniciativa reúne cerca de duas centenas de jovens

Cerca de 200 jovens participaram no último fim  de semana num conjunto de ações promovidas pela Ouvidoria da Ribeira Grande, em conjunto com o Secretariado Bíblico da Ilha de São Miguel e o Seminário de Angra, em que a Bíblia era o mote para uma reflexão conjunta sobre as vocações.

A iniciativa inserida no âmbito da quinzena regional das Vocações, integrada na 55ª semana de oração pelas vocações,  decorreu entre sexta feira e domingo. Na sexta-feira na igreja paroquial da Ribeirinha participaram cerca de 50 jovens das paróquias da cidade que estão na reta final de preparação para a Confirmação, com a celebração do sacramento do Crisma,  bem como jovens de outros grupos e movimentos da Ouvidoria e ainda acólitos da paróquia do Porto Formoso.

A vigília teve por base o esquema proposto para a vigília da quinzena de oração pelas vocações a nível nacional e foi presidida pelo pároco e ouvidor, Pe. Vítor Medeiros. Contou com o testemunho de um jovem casal que integra o Secretariado, e com o do seminarista Fábio Carvalho, aluno do 5. Ano e natural da paróquia da Matriz que, a par com o seminarista Nuno Sousa, aluno do 4. Ano e natural da Ribeirinha, desenvolveram alguns dos trabalhos.

No sábado realizaram-se dois encontros iguais. De manhã para as paróquias de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra, que contou com a participação de 70 jovens e, à tarde na Ribeirinha, para as Paróquias da zona cidade e ilha em geral, com mais de 80 jovens, a maioria das catequeses do 10 ano.

“O encontro tinha por objetivo desmistificar um pouco a ideia que na bíblia só existam relatos de gente adulta ou idosa e que não há jovens que São interpelados por Deus a grandes feitos e que constituam perfis que possam ser seguidos e fonte de inspiração para os jovens de hoje, na linha do novo documento papal acerca da santidade” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Neste sentido, o encontro desenvolveu-se , substancialmente, com um périplo por todos os livros da Bíblia, pela mão do Pe. Vítor Medeiros, que é o diretor do Secretariado Bíblico, incidindo fortemente sobre as figuras de Samuel, Ester e Timóteo.

Os seminaristas Nuno Pacheco de Sousa (4º ano) e Fábio Carvalho (5º ano) estiveram presentes nas missas das paróquias da cidade (Ribeirinha, Matriz, Conceição, Ribeira Seca e Santa Bárbara) no fim de semana, dando testemunho.

(Com Nuno Pacheco de Sousa)