Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso assinalou 25 anos da passagem do Papa nos Açores

Celebração foi presidida pelo ouvidor eclesiástico da ilha

O Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus do Pico, assinalou no final da tarde do dia 11 de Maio, o 25º aniversário da visita do Papa João Paulo II aos Açores com uma Eucaristia Solene em louvor de São João Paulo II, presidida pelo Reitor e Ouvidor Eclesiástico do Pico, Pe. Marco Martinho e concelebrada pelo clero da ilha, na qual fez a homilia o Pe. João António Neves.

O sacerdote, que era na altura da visita secretário particular do então bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro, testemunhou os vários momentos da visita do Sumo Pontífice a estas ilhas.

O Santuário do Senhor Bom Jesus está sentimentalmente ligado ao Papa São João Paulo II, porque aquando da sua visita aos Açores, a 11 de Maio de 1991, na única Missa que celebrou no arquipélago, em Angra do Heroísmo, o cálice usado nessa Eucaristia era proveniente deste Santuário, encontrando-se guardado no seu tesouro, constituindo desde a Beatificação e Canonização do Papa Polaco uma relíquia que honra este Santuário.

Foi neste Santuário que pela primeira vez foi exposta ao culto uma imagem do então Beato João Paulo II na nossa Diocese, no dia 1 de Maio de 2012, no 1º aniversário da Beatificação de João Paulo II, sendo a mesma benzida por D. Arquimínio Rodrigues da Costa, bispo Emérito de Macau, natural e residente nesta paróquia picoense e que por várias vezes privou com o Papa João Paulo II.

Scroll to Top