Seminário celebra Sagrado Lausperene antecipando 24 horas com o Senhor

Adoração entre as 7h00 e as 19h00 na Capela da Natividade

O Seminário Episcopal de Angra está a celebrar hoje o Sagrado Lausperene, uma jornada de oração que começou às 7h00 com a celebração da Eucaristia, seguida de adoração durante todo o dia.

A comunidade educativa é convidada a rezar diante do Santíssimo entre as 7h00 e as 19h00, com momentos de adoração.

O Sagrado Lausperene foi iniciado por D. Luís de Sousa, Arcebispo de Lisboa, que faleceu em 1702.

Lausperene é a designação dada à exposição continuada do Santíssimo Sacramento da Eucaristia (hóstia consagrada) à adoração dos fieis. Tem a duração de 40 horas em memória do tempo que o corpo de Jesus Cristo passou no túmulo até à ressurreição.

Durante muito tempo esta solenidade conservou-se junto dos mosteiros e veio a ser introduzida em Portugal pelos religiosos do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

O Cardeal D. Luís de Sousa, Arcebispo de Lisboa, solicitou da sede apostólica no tempo da Regência do príncipe D. Pedro o privilégio da exposição permanente do Santíssimo Sacramento nas igrejas de Lisboa como se praticava em Roma, obtendo do Papa Inocêncio

A Bula do Jubileu do Lausperene, pela qual o pontífice permitiu que as igrejas da mesma cidade recebessem por todo o ano o Sagrado Lausperene, data do século XVII (1682), começando pela Sé patriarcal no primeiro domingo do Advento e no domingo de Pentecostes, tendo sido concedida a indulgência plenária aos fieis que verdadeiramente contritos, arrependidos, confessados e comungados, orassem nas igrejas designadas diante do Senhor Sacramentado.

Scroll to Top