Senhor Santo Cristo dos Milagres em destaque na revista INVENIRE

10ª edição da Publicação do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja apresenta portfólio com os dons do Senhor Santo Cristo

A 10ª edição da revista INVENIRE, que acaba de sair, dá um particular destaque ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres- Um tesouro de Fé nos Açores- apresentando um portfólio fotográfico assinado por José António Rodrigues e um texto da professora universitária Susana Goulart Costa.

O trabalho na revista dos bens culturais da igreja, editada pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais, ocupa seis páginas e apresenta os cinco “dons” que adornam a escultura seiscentista do Ecce Homo: o ceptro, a corda, a coroa, o relicário e o resplendor, classificados como  “Tesouro regional” pela Assembleia Legislativa dos Açores, no passado dia 15 de janeiro.

O texto assinado pela investigadora , que pertence à Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, destaca o culto a Senhor Santo Cristo como “um dos exemplos mais significativos da religiosidade insular”.

“Estas cinco peças enriquecem a representação do Ecce Homo porque espelham o sentido do dom na sua dupla aceção: atributo, pela iconografia da Paixão que apresentam; e oferta, porque entregues por fiéis em cronologias distintas, sendo apenas um dos múltiplos exemplos de economia da dádiva que há séculos alimenta o espólio do Santuário”, refere a autora.

Susana Goulart Costa explica, ainda, o sentido das festas, sublinhando a importância da procissão do Senhor Santo Cristo, que se realiza no quinto domingo a seguir ao domingo de Páscoa.

O portfólio abre com uma fotografia do resplendor; prossegue com uma foto do Busto da Paixão de Cristo, em madeira policromada; uma foto do ceptro, uma peça de joalharia portuguesa, do século XVIII, em ouro e prata recoberta com pedras preciosas, o relicário também em ouro e prata com pedras incrustadas e a coroa em ouro, datada entre os séculos XVII e XVIII.

A revista INVENIRE foi criada em 2010, pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja;  é uma publicação semestral e procura dar a conhecer o que se vai fazendo na igreja em matéria de preservação, conservação, restauro e promoção dos bens culturais, divulgando boas práticas em relação ao património religioso. O primeiro número da publicação foi sobre a Rota das catedrais. A 10ª edição é sobre Ciência e Fé.

Scroll to Top