Primeira iniciativa tem lugar no dia 3 de dezembro, com retiro de catequistas das duas ouvidorias da Terceira

O Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missões vai promover um conjunto de iniciativas que visa a valorização da catequese, a saber o retiro de Advento para catequistas das duas ouvidorias da ilha Terceira, o Dia da Infância Missionária e cursos de iniciação de catequistas, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Todas as iniciativas pressupõem a participação dos grupos de catequese da ilha tendo em atenção a divisão pelas duas ouvidorias recentemente criadas- a da Praia e a de Angra.

Numa carta enviada aos sacerdotes e catequistas, o diretor do serviço, Pe. Jacob Vasconcelos, lembra que a formação “é uma prioridade” e por isso o Serviço está disponível para promover nas diferentes ouvidorias um curso de formação inicial da catequese que valorize os catequistas e reforce a sua formação. Atualmente decorre um curso na paróquia de São Mateus na ilha Terceira e, ainda durante este mês de Novembro e o próximo, dezembro, a equipa formadora deslocar-se-à às ouvidorias da Graciosa e de São Jorge, respetivamente.

Na ilha Terceira, no dia 3 de dezembro, o Serviço vai desenvolver o Retiro de Advento, no Seminário Episcopal de Angra. O encontro começa às 14h00 e termina por volta das 19h00, estando previstos uma conferência, a realização de trabalhos de grupo e plenários.

Já no dia 7 de janeiro, na Solenidade da Epifania do Senhor, será celebrada uma Eucaristia na Igreja da Misericórdia, em Angra. Nesse dia em que se celebra a Infância Missionária, as crianças da catequese, do 10 ao 6º anos, são convidadas a entregar os seus mealheiros que reúnem os pés-de-meia que conseguiram realizar até essa data, durante o Advento e o Natal. No momento do ofertório, todos levarão os seus mealheiros ao altar. A receita será contabilizada e enviada para as Obras Missionárias Pontifícias, que irão anunciar o fim a que se destina o valor junto pelas crianças das nossas dioceses. A Eucaristia será animada pelo Grupo de Jovens da Fonte do Bastardo.

Ainda no mês de janeiro, a 21, será celebrado o Dia do Catequista, na ilha Terceira. O evento tem lugar no Seminário Episcopal de Angra e começa às 14h00, prevendo-se a apresentação da Carta Pastoral “Catequese- A Alegria do Encontro com Jesus Cristo”. Os temas da carta serão desenvolvidos e trabalhados pelos diferentes grupos da catequese, organizados por zonas pastorais, em cada uma das duas ouvidorias. Para este dia estão convidados não só os catequistas mas também os párocos. Cada zona ficará responsável por apresentar um dos capítulos da Carta Pastoral. Os coordenadores das catequeses paroquiais devem reunir-se, por zonas, com o respectivo coordenador, para decidir a melhor forma de apresentar o capítulo. À semelhança do ano passado, poderão fazê-lo através de uma encenação, poema, canto, sombra chinesa, testemunho, etc, conforme a criatividade de cada grupo, informa uma nota a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

Cada apresentação deverá durar entre 5/10 minutos. A ouvidoria da Praia ficará responsável pela animação dos dois primeiros capítulos- No Coração da Catequese e É Cristo que vem ao nosso encontro- enquanto que os restantes quatro capítulos da carta pastoral ficam a cargo dos catequistas da ouvidoria de Angra, a saber: Lugares do Encontro; Mediadores do Encontro, Destinatários do Encontro e A Alegria do Encontro.

O Serviço Diocesano de Apoio à Catequese, Evangelização e Missão tem, ainda, prevista a realização de cursos de iniciação de catequistas durante a Quaresma, no Centro Social e Paroquial da Vila das lajes, de 20 de fevereiro a 20 de março e no Salão da Santa Casa da Misericórdia dos Altares de 21 de fevereiro a 20 de março,  às terças e quartas feiras, respetivamente, sempre com inicio às 20h00.