Mensageiros da Mensagem de Fátima reunidos em retiro no Seminário de Angra

Centenário e Fátima e os Papas no centro da reflexão

Realiza-se este sábado o retiro anual do Movimento da Mensagem de Fátima promovido pelo secretariado diocesano, no Seminário Episcopal de Angra, tendo como oradores o bispo de Angra, D. João Lavrador, e o assistente diocesano, Pe. José Júlio Rocha.

O retiro centrado no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, abordará a atualidade da Mesnagem de Fátima e a sua espiritualidade e o tema Fátima e os papas. Como é sabido a primeira peregrinação Internacional Aniversária do centenário será presidida pelo Papa Francisco que já convidou todos os açorianos a juntarem-se a ele em oração.

Na sequência do convite feito pela diocese para que o Papa Francisco, neste deslocação a Portugal, visitasse os Açores, o papa embora o tenha declinado enviou uma carta ao bispo de diocese insular pedindo-lhe que mobilizasse os açorianos para se juntarem a este grande momento de oração.

Neste retiro, alargado a todos os mensageiros da ilha Terceira, será ainda rezado e meditado o terço terminando com uma Eucaristia.

O Movimento da Mensagem de Fátima, que está presente em 17 dioceses do país, incluindo as das regiões autónomas, remonta a 1926, altura em que o cónego Manuel Formigão criou a “Associação de Nossa Senhora do Rosário” cuja finalidade era ajudar os seus membros a “conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima”.

Passados dois anos o Bispo de Leiria transformou-a na Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aprovando os seus Estatutos e em 1934, o Episcopado português, reunido em Assembleia Geral no Santuário de Fátima, aprova os primeiros Estatutos que transformam esta Confraria na “Pia União dos Cruzados de Fátima”. Em 1984, altera-se de novo o seu nome para Movimento dos Cruzados de Fátima e só dez anos mais tarde, em 1994, é que fica consagrado o nome de Movimento da Mensagem de Fátima.

A Mensagem de Fátima “é um convite e uma escola de salvação,  iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917), tendo sido vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta”, diz a página oficial do Movimento .

A mensagem de Fátima sublinha a necessidade da conversão permanente, da oração e do sentido da responsabilidade coletiva bem como a prática da reparação.

A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado.

Oração, Peregrinos e Doentes são Campos de Pastoral que o Movimento assume ao procurar entender os pedidos de Nossa Senhora em Fátima e as manifestações dos primeiros peregrinos que acorriam à Cova da Iria.

Na diocese de Angra existe um secretariado diocesano cuja equipa é liderada por Nelson Gonçalves e tem como assistente diocesano o Pe. José Júlio Rocha e o subsecretariado de São Miguel, que é assistido pelo Pe. João Furtado. Atualmente só na ilha Terceira o MMF possui cerca de 20 núcleos. Além do retiro anual o secretariado diocesano promove duas peregrinações diocesanas a Fátima, nomeadamente a peregrinação das crianças, no dia 10 de junho e a nacional .

 

 

 

 

Scroll to Top