Novo ano letivo no Seminário de Angra arranca de olhos postos na formação humana e espiritual dos alunos

A igreja precisa de “gente próxima e missionária, com disponibilidade para os outros”, diz reitor do Seminário

A dimensão humana e espiritual vai ser a principal matriz do novo ano letivo que começa no próximo dia 20 no Seminário Episcopal de Angra.

Numa entrevista ao programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo a partir do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, o reitor refere que esta dimensão “sempre foi uma prioridade”, mas este ano será “ainda mais reforçada” procurando corresponder aos desafios colocados pelo Papa Francisco que quer sacerdotes mais próximos e disponíveis para a missão.

O Pe. Hélder Miranda Alexandre reconhece que o contexto cultural hoje é diferente e mais exigente, requerendo uma formação académica mais robusta, mas a igreja precisa “sobretudo de bons pastores, de boas pessoas e o padre tem que ser acima de tudo uma boa pessoa”.

Sem descurar qualquer aspecto que faz parte da matriz curricular do Seminário, o sacerdote, que é professor de Direito Canónico, sublinha que esta dimensão pessoal é, porventura, “uma das mais exigentes e difíceis” de pôr em prática.

“Muitas vezes os alunos chegam ao Seminário já com muitas ideias feitas, alguns preconceitos e é esta dimensão que temos de trabalhar”, refere na entrevista onde fala dos desafios e das actividades que o Seminário tem este ano. Desde logo, a preparação de todos os materiais que servirão de suporte a nível nacional para a Semana dos Seminários.

“Esta delegação de tarefas no nosso Seminário – o que acontece pela primeira vez- é um desafio e uma responsabilidade” destaca lembrando que estão a ser preparados vários subsídios entre catequeses, orações, esquemas de reflexão, músicas, entre outros.

“Nós temos especificidades próprias que nos dão também uma experiência diferente nomeadamente ao nível pastoral pois os nossos alunos saem muito” refere ainda lembrando que esta experiência aproxima a comunidade do Seminário mas também o Seminário à realidade local, das paróquias visitadas.

Na entrevista o reitor fala ainda na primeira pessoa sobre como é gerir o Seminário; dos novos alunos e dos que acabam de sair do Seminário, depois da ordenação sacerdotal; do corpo docente e das várias iniciativas projectadas para este ano, de entre as quais se destacam as II Jornadas de Teologia e Cultura e a revista cientifica do Seminário.

O programa Igreja Açores vai para o ar este domingo a partir das 12h00 na Antena 1 Açores e no Rádio Clube de Angra.

Scroll to Top