Novenário começou no dia 29 de novembro

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, está a viver durante esta semana e até sexta feira, o novenário preparatório da solenidade da Imaculada Conceição, a sua festa anual, que se celebra no próximo dia 8 de dezembro e cuja principal celebração será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

A festa que é vivida sob o lema diocesano para este ano pastoral- Comunidade Evangelizada em comunhão missionária- reúne as confrarias da cidade património, movimentos e associações sociais e recreativas que animam as várias celebrações ao longo da novena(diariamente até dia 7 com terço às 19h30 e missa às 20h00) e também ao longo dos três dias principais da festa, os dias 6,7 e 8 de dezembro onde pontuam, desde logo o aniversário da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, patrona de parte dos restauros feitos nas telas que compõem a Capela Mor do Santuário e fundada a 6 de dezembro de 1717. Amanhã pelas 19h00 terá lugar o descerramento de uma placa alusiva a esta iniciativa.

Do dia 7 para o dia 8 de Dezembro haverá Vigília no Santuário, onde vários grupos estarão presentes, e a Confraria de Nossa Senhora da Conceição marcará presença entre as 1h30 e as 3h30. Dia 8 de Dezembro, Dia de Festa de Nossa Senhora da Conceição, durante o dia haverá várias missas, sendo que a Missa da Confraria acontece às 17h00 e é presidida pelo prelado diocesano, D. João Lavrador.

O Santuário, que assinala o seu 32º aniversário e 16 anos da reinstalação da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, tem como reitor o Cónego Francisco Dolores.

O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.

Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.

Desde então é um importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça e, atualmente, Francisco Dolores.

De referir, que foi aqui que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717 mas que no inicio do Século XX haveria de perder importância.