Cónego José Medeiros Constância entrou ontem ao serviço deste importante santuário açoriano, criado em abril de 1959

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, conta este domingo com uma equipa reitoral, composta pela primeira vez em 58 anos por um reitor e um vice-reitor, os cónegos Adriano Borges de 43 anos e José Medeiros Constância de 71 anos, respetivamente.

É a primeira vez que o Santuário tem um vice-reitor desde a sua criação, tendo contado já com capelães, confessores e colaboradores diretos na área sacerdotal.

O Cónego José Medeiros Constância, que é o presidente do Instituto Católico de Cultura, assistente nacional do Movimento Por um Lar Cristão e do Serviço Diocesano da Pastoral da Família, Cónego Capitular da Sé, ouvidor de Ponta Delgada, membro do Colégio de Consultores e pároco das paróquias da Relva e da Covoada, é um dos mais experientes sacerdotes na área pastoral tendo participado ativamente no último congresso de leigos realizado na diocese de Angra.

A sua nomeação é por um período de três anos.

O Santuário do Senhor Santo Cristo é um dos cinco santuários diocesanos do arquipélago dos Açores. É local de peregrinação, sendo o acolhimento pastoral dos peregrinos um dos elementos primordiais da sua missão.

Este Santuário, situado no coração de Ponta Delgada, custodia o culto ao Senhor Santo Cristo, popular entre os açorianos, incluindo os da diáspora. Foi proclamado Santuário Diocesano em abril de 1959.