Pensamentos, ideias e opiniões com valores

A Ilha dos Três Talentos

No meio do mar havia uma terra magnífica cuja produtividade era tão grande que a fazia dez vezes maior do que parecia, um mar com um potencial da dimensão do sonho e uma localização fantástica no centro do mundo desenvolvido.

Os Corpos de Pompeia

Lime Regis é uma pequena cidade do sul de Inglaterra. O seu porto, de recreio e de pesca, é protegido por um insólito molhe ondulante, isto é, com curva e contracurva.

[ler +]

As cores do preto e branco

Lembro-me de ter sido convidado por Monsenhor Lopes daCruz, fundador da Renascença, para acompanhar o Secretariado do Cinema e da Rádio que precedeu o atual secretariado das Comunicações.

Estados Criminosos

Desde que o Papa João Paulo II pediu desculpa pelos pecados da Igreja, que todos passamos a ser culpados não apenas pelo nosso comportamento pessoal, para o qual temos uma consciência que à falta de mais saber eu chamaria de natural, mas também pelo comportamento das organizações onde nos integramos.

[ler +]

Barbas com rosto por trás

E lá se foi o Carnaval na ilha Terceira, com as suas danças e bailinhos, levando consigo, a passo lento, três ou quatro dias de nevoeiro teimoso e denso, daqueles em que mais vale nadar do que andar a pé.

Vaticano II

Não estou em Roma para noticiar a inauguração dos chuveiros e da barbearia para os sem abrigo na Praça de S. Pedro junto à colunata de Bernini.

Perto

Na semana que passou foi nomeado o Cabido da Sé de Angra e reconhecemos os doze novos cónegos que vão apoiar Dom António Bispo de Angra na evangelização das palavras e dos gestos dos açorianos.

Hepatite C

A comunicação social divulgou há dias a morte de um doente com Hepatite C e muitos nos apercebemos da interpelação feita por um outro doente ao Ministro da Saúde no Parlamento. [ler +]

Três pontos cardeais

O rodopio em que vivemos, aliado a uma cascata de informação que em cada dia sobre nós cai, pode deixar-nos atordoados perante a realidade e o significado dos acontecimentos.

A CRENÇA

Completar vinte e cinco, cinquenta ou cem anos sobre qualquer acontecimento concede alguns direitos de exagerar análises e colorir recordações.

O Natal e a greve

Não sei até onde vai o debate sobre a privatização da TAP nem como vai resultar este jogo de forças que tem já como certa, a menos que algo de novo aconteça, a requisição civil nos dias em que foi marcada a greve.

30 volumes

Na Aula magna da Universidade de Lisboa passou ontem um acontecimento que me tocou vivamente: o lançamento, em 30 volumes, da obra do Padre António Vieira.

Coração perturbado

Nem os evangelistas, nem os copistas medievais da bíblia, nem Gutemberg, nem os pais da rádio e da televisão sonhavam no que isto ia dar, quando se aventuraram à criação e expansão técnica da grande comunicação. [ler +]

Cinquenta anos da Lumen Gentium

No dia 18 de Novembro de 1964 foi aprovado o atual texto da Lumen Gentium após uma votação de 2096 votos positivos e 23 votos negativos, resultado de um longo debate e amadurecimento dos padres conciliares e de dois esquemas precedentes, de 1962 e 1963, além de uma riquíssima pré-história de movimentos.

Recentrar, periferizar, revolucionar

O texto do Papa Francisco Evangelii Gaudium toca no tema das «periferias». Existe, no urbanismo, o conceito de «periferização», a criação de camadas habitacionais ao redor da «baixa» duma cidade.

[ler +]

Afeto com sabor a paixão

O Quarto Evangelho é o mais concreto do Novo Testamento. O programa encontra-se em 1:14: «O Verbo transformou-se em carne.» Cada pormenor tem uma explicação humana dentro da obra.

Uma espécie de regresso

Comacchio. Pequena cidade, a descansar as suas casas antigas na margem do Adriático, a sul de Veneza e, tal como a Sereníssima, sulcada de canais, mas com a vantagem de os podermos apreciar sem apanhar com algumas toneladas de turistas de óculos escuros, camisolas berrantes e calções impreterivelmente bege a cair-nos em cima…

Nas asas douradas do Espírito

Por que desce o Espírito Santo sobre Jesus, no Baptismo, «como uma pomba» (ὡσεὶ περιστερὰν, Mt 3:16; Mc 1:10; Jo 1:32), ou, no dizer de Lucas, «em forma corporal, como uma pomba» (σωματικῷ εἴδει ὡσεὶ περιστερὰν, 3:22)?

Deus também tem fé

No programa de Educação Moral e Religiosa Católica do sexto ano de escolaridade procura-se compreender que Deus não é uma entidade fria e impessoal, distante das nossas ocupações e preocupações.

Domingo, Dia de Defuntos

Assim como não se conjuga  bem os cristãos  andarem com cara de quarta feira de cinzas, parece não fazer sentido celebrar-se ao domingo o dia de fiéis defuntos.

A Arca de Emaús

No antiquíssimo, actualmente de etnia árabe, povoado, de Abu Gosh, em Israel, a cerca de 10 km de Jerusalém, na direcção oés-noroeste, encontra-se a Igreja da Ressurreição. Crê-se que seja Emaús, longe de Jerusalém, segundo Lc 24:13, «sessenta estádios» (ca. 10 km).